Natal em MT
Vendas caem, mas bem abaixo do esperado Balanço prévio fechado ontem à tarde pela CDL/Cuiabá mostra que o saldo aponta queda de 4% em relação a 2015, ante uma previsão inicial de até -16%
As vendas de Natal, em Cuiabá, fecharam com queda de 4% em relação a dezembro do ano passado. Mesmo sendo um valor negativo, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL) comemora o resultado, já que no início das projeções havia expectativas de redução de até 16%. Para os empresários e dirigentes do setor, pouco a pouco há a retomada da confiança do consumidor. Alguns segmentos do varejo, por exemplo, tiveram expansão em relação ao Natal de 2015 de cerca de 10%.
Com relação ao ticket médio de compras, a CDL/Cuiabá girou em torno de R$ 100, conforme as expectativas.
“Considerando tudo que o setor passou nesse ano, refletindo problemas e incertezas da economia nacional, bem como particularidades do nosso Estado e da nossa Capital, há sim um sentimento de otimismo. Em todas as principais datas comemorativas do calendário comercial de 2016, as vendas, quando comparadas a outros anos, tiveram desempenho muito inferior, as perdas que vínhamos contabilizando eram muito maiores. Por isso, o saldo específico das vendas de Natal, surpreendeu e deu o tom otimista aos empresários, pois há segmentos com crescimento real”, avalia o vice-presidente da CDL/Cuiabá, Célio Fernandes. O crescimento real, diferente do nominal, é que no primeiro, se desconta a inflação do período.
Para Fernandes, a tradição do Natal falou mais alto e despertou o consumidor na semana das comemorações. “Acredito que algumas medidas anunciadas pelo governo federal e a sinalização da estabilização da economia vá aos poucos trazendo ao consumidor de volta a confiança. Estamos muito longe do retorno do ciclo virtuoso, mas tudo começa com a confiança resgatada. Estamos aprendendo a ter resiliência”.
O dirigente explica que a entidade está ainda finalizando os dados, mas que ficou claro, em consultas informais aos empresários, que àqueles que fizeram divulgação, promoções, propagandas e campanhas tiveram bons resultados. “Quem não teve medo da crise e não se contagiou pelo pessimismo colheu saldo positivo. Esses empresários mostraram e mostram que mesmo diante da crise é preciso buscar soluções, meios e maneiras para se superar a descrença. E quem acreditou nisso teve resultado diferenciado”. Como completa, e essa postura empreendedora será necessária para os primeiros meses de 2017. “Esse comportamento será determinante para a sobrevivência de empresas que estão muito endividadas e que querem se manter no mercado”.
Como destaca, o movimento referente às vendas de Natal seguirá durante a semana. “Ontem foi o Dia da Troca e muitos consumidores aguardam as promoções para finalizarem as compras ou mesmo comprar presentes. E por isso acredito que o varejo terá ainda uma semana bastante movimentada. Hoje por exemplo, (ontem, dia 26), as trocas de presentes já ajudaram na efetivação de vendas. O empresário lojista sabe que esse momento da troca é uma oportunidade de atrair novos clientes, agregar valor aos produtos vendidos e até mesmo ampliar as vendas ofertando seu mix”.
CENTRÃO - No comércio de rua, as vendas relativas ao Natal trouxeram sentimento de “alívio” como definiu o presidente do Sindicato do Comércio de Tecidos, Confecções e Armarinhos do Estado de Mato Grosso (Sincotec/MT), Roberto Peron. “As vendas tiveram um crescimento nominal entre 3% e 5%. Isso é, sem descontar a inflação do período. De todo modo, o resultado surpreendeu. Nós lojistas, viemos para o período de vendas natalinas muito pessimistas. As vendas só aconteceram de fato depois do dia 20, quando o 13º foi quitado. Bastou isso para a tradição falar mais alto e o consumidor invadir as ruas, as lojas. Agora e foca nas liquidações para fechar o ano de 2016”.
O que chamou à atenção do dirigente foi o aumento das vendas na modalidade à vista, que chegaram a quase 30% do total. O fato de ter dinheiro injetado diretamente no caixa poderia ser um bom sinal, mas por trás dessa iniciativa do consumidor, está a cautela, um poder de consumo contido e um baixo valor agregado às compras, como explicou Peron. “O consumo está reprimido. As pessoas sabem da necessidade de comprar com cautela e por isso optaram por usar o dinheiro”.
Ontem, durante o ‘Dia da Troca’, como informou Peron, muitas lojas, como as grandes varejistas de eletrodomésticos já havia dado início ao saldão de Natal. Outras lojas, focavam nas trocas, mas também antecipam descontos que chegavam até a 70%. Como ele destaca, “o grosso das grandes promoções do Centro da cidade, deverá estar nas vitrines a partir da próxima quinta-feira. O Natal nos tirou um tremendo pessimismo. Agora, novo foco se volta para as vendas de 2016, para encerrar o ano com números melhores do que tivemos até agora. As liquidações ajudam bastante, viraram tradição e o consumidor espera por elas”.
Shopping - Em seu segundo Natal, o Várzea Grande Shopping pode comparar pela primeira vez seu desempenho anual. Conforme a direção do empreendimento, os resultados positivos, com médio de vendas em 15% em relação ao ano anterior.
A coordenadora de marketing do Várzea Grande Shopping, Michele Machado, atribui o resultado aos atrativos oferecidos aos, além de um mix completo de marcas, foi a campanha promocional, que ainda está em vigor e no total sorteará seis vales compras no valor de cinco mil reais e um carro zero quilometro. A campanha fica até o dia 08 de janeiro e ainda terá mais dois sorteios nos dias 2 e 9 de janeiro, sendo por último o carro.
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