Repórter News - reporternews.com.br
Variedades
Sábado - 07 de Janeiro de 2017 às 08:28
Por: Ione Aguiar/Veja.com

    Imprimir


O burro é o animal símbolo da ignorância desde a Grécia antiga. Documentos históricos de 600 a.C. retratam o animalzinho como incapaz de aprender e muito teimoso. Histórias de Esopo e La Fontaine só ajudaram a cristalizar a má fama do Equus africanus asinus.

Mas um vídeo que já teve mais de 700 mil compartilhamentos em pouco mais de 48h mostra que a reputação é injusta. O filme é estrelado por Oreste, um astuto exemplar da espécie que abre uma cerca com a boca para evitar a fadiga de pular.

Ao contrário do que reza a sabedoria popular, o burro é um animal deveras inteligente. Pesquisa sugere que eles, assim como as suas parentes mulas, têm mais desenvoltura para resolver problemas e são menos teimosos que os cavalos.

“Isso que acontece no vídeo é relativamente comum“, diz André Cintra, médico veterinário especializado em comportamento de equinos.

“Crescemos ouvindo que os animais são seres irracionais. Mas o burro, por observação de um humano abrindo a porteira, pode ter aprendido como fazer. E o equino, especialmente se for uma animal mais jovem, tem uma capacidade cognitiva fantástica por observação. Ele vê, ele copia”, afirma.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/422871/visualizar/