Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 03 de Setembro de 2012 às 09:41
Por: /Weverton Correa

    Imprimir


Vinte e um detentos do presídio Osvaldo Florentino Leite, o "Ferrugem", começam a trabalhar, hoje, nas obras da rede de esgoto em Sinop. O diretor da unidade, Pedro Ferreira Martins Filho, explicou, ao Só Notícias, que eles foram selecionados em um projeto estabelecido por meio de acordo entre o presídio, o Ministério Público, a Fundação Nova Chance e o Poder Judiciário, com aval do juiz criminal João Manoel Guerra.

Pedro destacou que para "participar" os detentos tinham que atender alguns critérios como já terem cumprido pelo menos um sexto da pena e ter bom comportamento. Eles foram analisados por uma comissão laboral formada pelo próprio diretor, advogados, psicólogos, assistentes sociais, entre outros profissionais. "Como estabelece a lei, para cada três dias trabalhados eles têm um dia descontado da pena", explicou.

A carga de trabalho é de oito horas por dia e os presidiários também recebem um salário mínimo mensal. O contrato de serviços é inicialmente previsto no prazo de um ano. "E quando cumprirem a pena, receberão o alvará de soltura e podem até serem contratados pela própria empresa", acrescentou Pedro, ao explicar também que os reeducados são monitorados por agentes durante as atividades.

Segundo o diretor, a intenção é selecionar mais detentos para o projeto nos próximos meses. Ele destacou que inicialmente "o número de vagas colocadas à disposição pela empresa foi de 400. No próximo mês, devemos selecionar mais 20 e posteriormente mais 20. Essa é uma oportunidade em que eles são preparados para serem ressocializados, inseridos na sociedade novamente", ressaltou.

As obras da rede de esgoto foram iniciadas, no ano passado, no quadrilátero central, compreendido por áreas como o setor comercial e bairros como o Primaveras e o Palmeiras. Elas estão orçadas em R$ 39,6 milhões, com instalação de 206 mil metros quadrados de rede coletora e cinco estações elevatórias. Cerca de 12 mil ligações imediatas são previstas. A estação de tratamento deve ter vazão de cem litros por segundo. A empreiteira tem até agosto do ano que vem para terminar os trabalhos.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/42291/visualizar/