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Economia
Quarta - 25 de Janeiro de 2017 às 23:15
Por: Marianna Peres/Diário de Cuiabá

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Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), mostra que aumentou o número de famílias endividadas em Cuiabá na comparação entre janeiro de 2017 ante o mesmo período do ano passado. Nesse intervalo houve elevação de 8,3% no total, ou seja, um acréscimo de 17 mil famílias da capital que não conseguiram no decorrer do ano passado honrar pagamentos com cheques pré-datados, cartões de crédito, carnês de lojas, empréstimos pessoal, compra de imóvel, prestações de carro, de seguros, entre outros.

A Federação do Comércio de Mato Grosso (Fecomércio/MT), que afere o comportamento do consumidor local, acrescenta ainda que no decorrer do ano, todos os outros subitens tiveram elevação, como os “Endividados com contas em atraso” e aqueles que “Não terão condições de pagar”, em 6% e 3,3% respectivamente, no comparativo entre janeiro de 2017 ante janeiro de 2016.

O presidente da entidade, Hermes Martins, destaca que a atual situação de crise e de falta de oportunidades e que invariavelmente compromete o orçamento das famílias, leva a uma situação de não cumprimento dos débitos contraídos. “O país atravessa nos últimos dois anos uma situação complicada política e econômica. A elevação do desemprego, a inflação e os juros elevados têm deixado a população em uma situação de descontrole financeiro, o que requer muita atenção para que as dívidas não virem uma bola de neve. O ideal agora para o consumidor é planejar o orçamento para conseguir pagar as parcelas em atraso”.

A pesquisa mostra também que o cartão de crédito continua sendo o maior ‘vilão’, respondendo por 59,1% das dívidas, seguido pelos carnês (39,5%), financiamento de carros (12,3%) e financiamento de casas (8,9%).





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