Em janeiro, prefeitura registra 21 casos de gestantes com vírus da zika Doença transmitida por mosquito pode provocar microcefalia em bebês. Foram notificados 53 casos de pessoas residentes em Cuiabá infectadas.
Dados divulgados pela Secretaria de Saúde de Cuiabá mostram que, de 1º a 28 de janeiro de 2017 foram registrados 21 casos de gestantes residentes na capital infectadas pelo vírus da zika. Outros sete casos registrados são de grávidas que moram em outras cidades. Transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, a doença pode causar microcefalia nos bebês.
Os números são do Centro de Informações Estratégicas de Vigilência em Saúde (Cievs), da Diretoria de Vigilância em Saúde. Também foram registrados 32 casos de pessoas não gestantes infectadas pelo vírus da zika residentes em Cuiabá e 15 de não residentes na capital.
Segundo a Secretaria de Saúde, os bairros da capital com maior número de pessoas infectadas pelo vírus da zika são Pedra 90 (9 casos), Jardim Fortaleza (9 casos) e 1º de março (5).
Outras doenças
A Saúde municipal divulgou ainda os dados relativos a outras doenças também causadas pelo mosquito Aedes aegypti. Neste ano, foram notificados 203 casos de dengue e 33 de febre chikungunya.
Os bairros da capital com maior número de pessoas com dengue são Pedra 90 (61) e Planalto (10). O que tem mais casos de febre chikungunya é o São João del Rey (3).
Comentários