Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Quarta - 01 de Março de 2017 às 08:39
Por: Diário de Cuiabá

    Imprimir


Por mês, 40 novos casos de Doenças Sexualmente Transmissíveis surgem em Cuiabá. A estimativa foi apontada pela secretária Municipal de Saúde Elizeth Lúcia de Araújo. Em Cuiabá, segundo dados do Serviço de Assistência Especializada (SAE) - serviço que junto com o Centro Estadual de Referência em Média e Alta Complexidade (Cermac) e o Hospital Universitário Julio Muller são as unidades de referencia no tratamento e acompanhamento dos pacientes soropositivos em Cuiabá -, apontam que em 2016 houve um aumento considerável de casos de pessoas infectadas com o vírus do HIV.

Fazendo um comparativo com junho de 2015, quando foram registrados 161 novos casos, com junho de 2016, com 231 novos casos de pessoas convivendo com HIV, a maioria do sexo masculino, a situação é preocupante. Outro dado aponta que até outubro do ano passado, estavam cadastrados no SAE, 3.359 pacientes, sendo que 1.500 deles fazendo uso de TARV (terapia antirretroviral). Em relação à sífilis, até julho de 2016 foram registrados 138 casos de sífilis na unidade.

Um dos maiores problemas para os portadores de DST ainda é em relação ao preconceito. A.S.R conta que a irmã e a sobrinha já fazem o tratamento de Aids há três anos. Mas que muita gente ainda precisa conhecer de fato mais sobre as doenças.

“É muito comum quando as pessoas ficam sabendo que elas têm AIDS até saem de perto. É muita ignorância. Mas as pessoas não são as únicas culpadas. Faltam informações mesmo. Falta informações nas unidades de saúde. Penso que a educação sexual deveria ser uma matéria nas escolas, até como prevenção”, disse.

Neste sentido, durante o período de carnaval, a Secretaria de Saúde de Cuiabá estará realizando ações com o objetivo de orientar os foliões sobre os cuidados com a saúde. Uma delas será coordenada pelo Programa das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST/Aids) e Hepatites Virais, da Diretoria de Atenção Secundária.

Durante a campanha, os profissionais da saúde vão intensificar as orientações sobre as ferramentas disponíveis nas unidades de saúde, para que as pessoas conheçam o seu status sorológico, em especial, a testagem rápida. Também serão distribuídos 13 mil kits nas unidades de saúde, parques, órgãos públicos, e locais de concentração do Carnaval Cuiabano como a Praça da Mandioca e a Orla do Porto.

Para aqueles que procuram diagnóstico, orientação e tratamento, a Secretaria de Saúde de Cuiabá oferece serviços nas três Policlínicas – do Verdão, Planalto e Coxipo -, e também na Unidade de Saúde SAE – Serviço de Assistência Especializada.

Os Centros de Testagem e Aconselhamento (CTAs) estão localizados nos Ambulatórios das Policlínicas de Cuiabá, e realizam atendimento de segunda a sexta-feira, das 08h00 às 17h00, para toda a população. Em todos esses locais são realizados o “Teste Rápido”, para testar sorologia para HIV, Sífilis Hepatite B e C. (AA)





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/423352/visualizar/