Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Domingo - 02 de Setembro de 2012 às 14:45
Por: Kelly Martins

    Imprimir


Reprodução/TVCA
Equipes foram acionadas para controlar fogo na capital
Equipes foram acionadas para controlar fogo na capital

O Corpo de Bombeiros registrou mais de 20 focos de incêndio em Cuiabá e Várzea Grande, região metropolitana, desde o início da manhã deste domingo (2). Equipes foram acionadas durante toda manhã para atender as chamadas de queimadas em diversos pontos.O tenente do Corpo de Bombeiros, Raimundo Amâncio, responsável pelas diligências, disse ao G1 que grande parte dos focos foi registrada às margens das rodovias, além da área urbana. Também ressaltou que até o momento não houve registros graves.

Alguns focos de calor foram controlados pelos bombeiros na BR-364, que liga Cuiabá a Rondonópolis. O fogo também atingiu áreas da rodovia Palmiro Paes de Barros (MT-040), entre a capital e Santo Antônio do Leverger. A equipe do Corpo de Bombeiros também foi acionada para o Distrito de Nossa Senhora da Guia.

O tempo seco e os ventos constantes contribuem para o aumento do número de incêndios nesta época do ano. De acordo o tenente do Corpo de Bombeiros está sendo utilizado para o combate dos focos de calor um caminhão pipa e mais seis viaturas.

Conforme aponta o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/Inpe), a temperatura de Cuiabá atingiu 38ºC neste domingo e a máxima pode chegar a 40°C. A umidade relativa do ar está em 19%, porém, na sexta-feira, a capital registrou a mais baixa do ano: 12%.

Focos de calor
Mato Grosso teve um aumento de 85% no número de focos de queimadas em 2012, conforme dados registrados pelo satélite AQUA, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). De 1º de janeiro a 30 de agosto, foram mais de 11 mil focos de calor no estado. No mesmo período do ano passado, o estado tinha 6.046 registros de pontos de calor.

Relatório da Defesa Civil da capital aponta que os meses entre junho e outubro constituem o período em que se verifica alto índice de queimadas, seja no campo ou nas cidades. É um quadro que já se tornou habitual para os mato-grossenses, em que o período de ar seco, com muito vento, excesso de poeira e muita fumaça causa graves problemas à população. Nas áreas urbanas, muita gente ainda usa o fogo para limpar quintais ou terrenos baldios.





Fonte: Do G1 MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/42339/visualizar/