Campos de Júlio inova na recuperação e reabilitação psicossocial
Com a criação do projeto “ReciclArte” os trabalhadores da Saúde de Campos de Júlio mostram que é possível fazer Saúde Mental em municípios com menos de 6 mil habitantes. O projeto além de ajudar o meio ambiente, usando materiais reciclados, promove a recuperação e reabilitação psicossocial aos pacientes.
A experiência exitosa faz parte das Atividades Simultâneas do XX Encontro de Secretarias Municipais de Saúde que está disponível para visitação até quinta-feira (09.03), no Hotel Fazenda Mato Grosso em Cuiabá.
Para Silvia Sirena, presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso (COSEMS/MT) momentos como estes de troca de experiências entre os municípios são essenciais, pois assim promove o intercâmbio e a troca de ideias. “A mostra de trabalhos traz o que os municípios realizam de inovador em todas as áreas e essa troca é extremamente salutar”, afirma Silvia.
A secretária municipal de Saúde, Isabel W. da Silva informa que assumiu a secretaria no início deste ano e que vem atuando conjuntamente com a equipe, pois os trabalhos estão surtindo efeito. Participam projeto mais de 50 pacientes. “São 30 pacientes fixos, que participam das atividades da oficina terapêutica e cerca de vinte e cinco pacientes rotativos”, relata.
O município distante 554,4 km da Capital é pioneiro na ação e o projeto existente há mais de 3 anos, sendo inclusive contemplado pelo Ministério da Saúde.
A equipe conta com 1 psicóloga, 2 monitores, sendo uma técnica de enfermagem e uma educadora física e o apoio dos trabalhadores do setor administrativo da Secretaria Municipal de Saúde.
Fabiana Pegorer psicóloga que atua no projeto relata que a empolgação dos pacientes contagia toda a equipe, e narra que ainda neste primeiro semestre será ministrado um curso de Corte e Costura para o grupo. “O curso será ministrado por uma das monitoras em parceria com uma paciente que também têm conhecimento, elas passaram a auxiliar o grupo que já tem até mesmo um novo desafio, confeccionar os pijamas usados no hospital municipal. O grupo está animado com esta nova possibilidade de aprendizado e trabalho em equipe”, relatou.
O trabalho realizado pelos pacientes já foi inclusive distribuído na Conferencia Municipal de Saúde de 2015, e neste ano elas têm novos pedidos confeccionar a logo do SUS para as Conferencias de Saúde da Mulher do município.
A psicóloga frisa ainda que parte do material produzido pelos pacientes é comercializado para auxiliar no custeio de insumos para o projeto. “Todo trabalho que os pacientes produzem é assim dividido, um para que ele leve para casa, outro para venda”.
Para adquirir uma das belíssimas peças basta entrar em contato pelo fone (65) 3387-1520 – Cristina ou Josi; ou ainda pelos endereços eletrônicos: smscj@hotmail.com ou fabipegorer@hotmail.com.
Comentários