Alunos não sabem Português e Matemática Pesquisa revela deficiência nas principais disciplinas de ensino dos estudantes de Mato Grosso
Em Mato Grosso, apenas metade dos alunos do 5° ano tiveram aprendizado adequado para Português. Os dados são da Prova Brasil e foram divulgados ontem no site QEdu. Para os alunos do 9° ano, a aprendizagem foi ainda mais baixa em relação à disciplina, chegando apenas 24%. Em Matemática o número é ainda menor, os alunos do 5° ano alcançaram apenas 35% do aprendizado adequado e os estudantes do 9° ano chegaram a 10%. Em todo o Brasil, 49% dos estudantes de 5º e 9º ano do ensino fundamental não aprenderam pelo menos 20% do conteúdo previsto para esse ano escolar.
Os índices mostram ainda que em relação ao 5° ano na disciplina de Português o Estado que ficou com 50% do aprendizado adequado está equiparado a porcentagem nacional. No entanto, fica abaixo do índice de outros estados da região Centro-Oeste. Para o 9° ano e com 24% do aprendizado adequado, o Estado fica abaixo do nível nacional que é de 30% e dos estados do Centro Oeste, Mato Grosso do Sul 39%, Goiás 34% e Distrito Federal 33%. Em matemática, os índices tanto do 5° quanto do 9° ano ficam abaixo da média nacional. O Estado fica com 35% e 10% respectivamente e o Brasil fica com 39 e 14%.
Quanto à proficiência, em relação disciplina de Português, dos alunos do 5° ano, 15% tiveram aprendizado avançado, 35% aprendizado esperado, 36% pouco aprendizado, 14% quase nenhum aprendizado. Dos alunos do 9° ano, 3% tiveram aprendizado avançado para Português, 21% aprendizado esperado, 54% pouco aprendizado e 22% aprendizado insuficiente.
Em Matemática 8% dos alunos do 5° ano tiveram aprendizado avançado, 27% aprendizado esperado, 44% pouco aprendizado e 21% aprendizado insuficiente. Dos estudantes do 9° ano em Mato Grosso que participaram da Prova, 1% teve aprendizado avançado, 9% aprendizado esperado, 53% pouco aprendizado e 37% aprendizado insuficiente.
Na disciplina de Português, o município de Poconé foi o com pior índice de aprendizado adequado em relação aos alunos do 5° ano, 18% no total. Já para os alunos do 9° ano aparece a cidade de Alto Paraguai, com apenas 4% do aprendizado adequado. Em Matemática o desempenho dos alunos do 5° ano do município de Santa Terezinha foi o menor, 9% d adequado. Já em relação ao 9° ano, a maioria das cidades ficou abaixo dos 10%. Alto Paraguai foi a com desempenho menor 1%, também se destaca com desempenho irregular Cuiabá, com apenas 8%.
A Prova Brasil também trouxe um questionário com professores, diretores e alunos. 37% dos professores responderam que a aprendizagem do aluno é deficitária pela carência de infraestrutura física, 11% disseram que o conteúdo curricular é inadequado a necessidade do aluno, 24% apontam sobrecarga do professor, 28% dos entrevistados dizem que o não desempenho adequado do aluno pode estar ligado ao desestímulo do professor e ainda 51% responderam que as faltas dos alunos também influenciam, entre outros quesitos.
Outro problema elencado pelos docentes é em relação à violência. 57 responderam que já ocorreu na unidade agressão verbal ou física de alunos a professores ou a funcionários da escola. 75% responderam que ocorreram agressões de alunos contra outros alunos, 2% dos professores afirmam que foram vítimas de agressão e 11% dizem que já foram ameaçados. No Brasil mais de 22,6 mil professores foram ameaçados por estudantes e mais de 4,7 mil sofreram atentados à vida nas escolas em que lecionam.
A pesquisa apontou ainda que 5% dos professores confirmaram que alunos frequentaram as aulas sob efeito de álcool. 12% responderam que os estudantes frequentaram as aulas sob efeito de drogas, 6% responderam que os alunos frequentaram a escola portando arma branca e 1% disseram que os alunos foram às salas portando arma de fogo.
A Prova - A Prova Brasil é aplicada uma vez a cada dois anos em escolas públicas urbanas e rurais do Brasil. Ela é usada para compor a nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). (AA)
Comentários