Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 30 de Março de 2017 às 06:56
Por: G1/MT

    Imprimir


Entre janeiro e fevereiro de 2017, quase 80 mil trotes foram registrados pelo Centro Integrados de Operações Especiais (Ciosp) em Mato Grosso. As ligações falsas representam mais da metade do total de chamadas neste período. Os telefones usados para relato de ocorrência receberam 145 mil ligações nos dois meses. Segundo a Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp-MT), quem for preso passando trote pode ser preso e pagar multa.

“É um crime e a pessoa pode ser detida no momento em que passa o trote”, explicou a coordenadora do Ciosp, Daise Lock. Uma nova tecnologia deve ajudar a identificar essas pessoas.

A partir de agora, ao receber a ligação, os atendentes conseguem identificar a origem da ligação e a localização da chamada. Para isso, uma nova tecnologia deve auxiliar a polícia.

“Ao atender a chamada, automaticamente a localização geográfica da pessoa aparece. Se tratando de trote, os atendes são orientados a ‘enrolar’ a pessoa até que uma viatura a aborde”, afirmou Lock.

Ao todo, o Ciosp recebe 740 mil ligações por ano. Nas chamadas, feitas tanto por crianças quanto por adultos, são geradas ocorrências falsas que comprometem o atendimento à população. E, além disso, gera prejuízos aos cofres públicos e colocam em risco as equipes, que são enviadas em viaturas para ocorrências que na verdade não existem.

Segundo o tenente coronel do Corpo de Bombeiros, João Raiho Júnior, crianças e adultos ligam para passar trote.

“A criança liga e fica em silêncio ou fala alguma besteira. Já o adulto tentar forjar alguma situação que não existe”, afirmou. O Ciosp integra forças da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Guardas de Trânsito.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/423643/visualizar/