Repórter News - reporternews.com.br
Esportes
Segunda - 03 de Abril de 2017 às 07:00
Por: Junior Martins/ Assessoria AACA

    Imprimir


Junior Martins

Jadson Brito Santana, um jogador da linha de defesa do Cuiabá Arsenal, de 31 anos, 1,82m de altura e 103 kg, combina técnicas da caça subaquática com o futebol americano para alcançar melhor performance na captura de quarterbacks. Com 18 bordoadas em quarterbacks (sacks) e 21 travamentos (tackles) na temporada passada, o atual capitão da linha defensiva prepara atletas para as trincheiras do 3º Campeonato Mato-grossense de Futebol Americano.

“É preciso ter poder de concentração na caçada submarina. Você veste o equipamento, avança de barco até um ponto chave no rio, ancora, controla a respiração, tenta ficar sereno e desce na água. Precisa ter paciência lá embaixo, observar o área de caça, saber se posicionar, calcular ações, esperar e, no momento certo, disparar o arpão. E o defensive end faz a mesma coisa até o momento do snap (saída da bola), que explode da stance contra o quarterback”, diz Jadson.

De acordo com o técnico chefe do Cuiabá Arsenal, o norte-americano Kenneth Joshen, a linha defensiva é a primeira fronteira de combate ao avanço do adversário e pode ter três ou quatro atletas, conforme a estratégia adotada pela equipe. Segundo ele, o objetivo dela é de parar quem estiver com a posse de bola no começo da jogada. E têm três tipos de jogadores de linha de defesa, nose tackle (o maior), defensive tackle e defensive end (o mais rápido).

“Os maiores caras do jogo são os homens da linha. São brutamontes mother fuckers de pelo menos 1,90m de altura e 130 quilos. Principalmente nose tackles e defensive tackles. Já os defensives ends, que são os caras das pontas da linha, podem ser um pouco menores, mas precisam compensar com velocidade. E esse é o caso do Jadson. Ele tem velocidade, agilidade e conhece a posição e o funcionamento da defesa. Ele nos levará para outro nível”, diz Joshen.

Na temporada passada (2016), Jadson Santana emplacou 18 sacks (pancadas no quarterback, o líder do ataque rival), sendo oito deles no campeonato estadual e dez no nacional. Também assinalou 21 tackles, sendo nove deles no estadual e doze no nacional. E, para esta temporada (2017), pretende aumentar de forma significativa o resultado final. Inclusive manda recado para o quarterbacks adversários, ele diz: “Não pensem demais ou vão perder os tornozelos”.

Estadual

O Campeonato Mato-grossense de Futebol Americano terá participação de cinco equipes de cinco cidades, Cuiabá Arsenal, Rondonópolis Hawks, Sinop Coyotes, Luverdense Overwhelming e Sorriso Hornets. A competição começara em 15 de abril, encerrará no fim de semana de 24 e 25 de junho e terá o total de onze confrontos. E o Cuiabá Arsenal, atual bicampeão do certame (2015 e 2016), estreará contra o Overwhelming, em 30 de abril, às 15h, em Lucas do Rio Verde.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/423673/visualizar/