Março
Energia elétrica continua na liderança do ranking do Procon Estadual Assessoria | Procon/Sejudh-MT
Em março deste ano, o Procon Estadual registrou 2.946 atendimentos. Por meio do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), foram 1.995 registros, enquanto pelo atendimento online (http://www.consumidor.gov.br) foram 951 reclamações em Mato Grosso.
No Sindec, o campeão de reclamações foi a área “Serviços Essenciais”, com 1.000 atendimentos. Liderando o setor está a categoria “Energia Elétrica”, com 456 registros, seguido por “Água e Esgoto”, que teve 286 reclamações e “Telefonia Celular”, com 158.
Em segundo lugar está a área “Assuntos Financeiros”, com 369 reclamações: 163 para a categoria “Banco Comercial”, 63 para “Cartão de Loja” e 56 para “Cartão de Crédito”.
A área “Serviços Privados” ocupa o terceiro lugar do ranking, com 294 atendimentos, sendo 66 para “Estabelecimento Comercial” (supermercado, loja, padaria, locadora, frutaria, etc.), 60 para “Escola” (Pré, 1º, 2º graus e superior) e 44 para “TV por Assinatura”.
Já a área “Produtos”, com 258 registros, está na quarta posição do ranking de atendimentos presencias, registrando 61 procedimentos para a categoria “Telefone” (Convencional, Celular, Interfone, etc.), 16 “Outros Produtos Importados” e 14 para “Acessório para Aparelho Eletrônico/Pilha/Elétrico” (Agulha, fone de ouvido, bateria, etc.).
A área “Saúde” aparece em quinto lugar, com 32 reclamações, seguida de “Alimentos” e “Habitação” que estão empatadas em último lugar, com 21 reclamações cada.
Integram o banco de dados do Procon estadual os registros efetuados na sede do órgão e nos postos de atendimento do Ganha Tempo da Praça Ipiranga, da Assembleia Legislativa (ALMT) e do Ganha Tempo do Várzea Grande Shopping.
Atendimento online
Por meio da plataforma http://www.consumidor.gov.br, o Procon registrou 951 reclamações em Mato Grosso. A área “Telecomunicações” foi a mais demandada, com 421 registros. Em segundo lugar estão os “Serviços Financeiros”, com 293 reclamações; e em terceiro “Produtos de Telefonia e Informática”, com 116.
Na quarta posição da plataforma está a categoria “Produtos Eletrodomésticos e Eletrônicos”, com 36 reclamações. Em quinto lugar aparece a categoria “Demais Produtos”, com 32 registros; em sexto lugar a categoria “Transportes”, com 25 reclamações; na sétima posição está a área “Demais Serviços”, com dezesseis reclamações; e em oitavo a área “Turismo/Viagens”, que teve oito registros.
As áreas “Saúde” e “Educação” estão empatadas na nona posição, com duas reclamações cada. As áreas “Água, energia e gás”, “Alimentos” e “Habitação” não tiveram reclamações registradas no mês de março na plataforma http://www.consumidor.gov.br.
Serviço
O Procon-MT atende na sede estadual, na Avenida Historiador Rubens de Mendonça (do CPA), nº 917, Edifício Eldorado Executive Center – Bairro Araés, de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h, para registro de reclamações, audiências, consulta de processos e protocolo de documentos.
No posto do Ganha Tempo da Praça Ipiranga o atendimento ao público também é de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 18h30 e do Várzea Grande Shopping das 10h às 19h. No posto da Assembleia Legislativa (AL), o atendimento é de segunda a sexta-feira, das 07h às 18h. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones 151 ou (65) 3613-8500.
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