Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Quarta - 12 de Abril de 2017 às 16:03
Por: Da Assessoria

    Imprimir


Nos próximos dias Nossa Senhora do Livramento (32 km de Cuiabá) deverá ser contemplada com recursos na ordem de R$ 120 mil de emenda do deputado Eduardo Botelho (PSB) destinados ao fomento da agricultura familiar do município.

A declaração foi dada na ultima terça-feira (10), pelo secretário de Estado de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários, Suelme Fernandes em reunião com os vereadores livramentenses: Airton Conceição de Arruda (PSB) e Manoel Gonçalo de Campos “prof. Manoelzinho” (PSDB). Durante o encontro, outros R$ 30 mil também foram propostos ao secretário para incentivo às feiras da agricultura familiar que deverão voltar a acontecer na sede municipal.

O secretário garantiu que não medirá esforços para que o governo honre o quanto antes a cota reservada pelo atual presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso – AL/MT, ou seja, na construção de 20 tanques para criação de peixes nas comunidades rurais de Mata Cavalo de Cima, Pedra Branca, Ninho das Águias, Lavandeira, Águassu, Mata Cavalo de Baixo, Ribeirão da Mutuca, Capim Verde, Ponte de Estiva, Rio dos Peixes e Faval. Essa proposta foi elencada em junho do ano passado, ocasião que membros da AL realizaram várias audiências públicas em municípios da Baixada Cuiabana, inclusive em Livramento em que o autor foi o próprio Botelho.

Para o prefeito livramentense Silmar de Souza (PSDB), o secretário Suelme se posiciona de maneira positiva e em hora oportuna. “Contamos com essa emenda que irá favorecer em muito os 63% dos nossos munícipes que moram na zona rural. Com certeza ela virá na hora certa”, destaca o prefeito.

Com a promessa da breve liberação da emenda, o secretário de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Sivori D’Abadia Alves e o vice-prefeito do município, Joemi Almeida (PSDB) se reuniram nesta quarta-feira (11), com técnicos da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural – EMPAER/Livramento.

Eles detalharam sobre as orientações a serem repassadas as dezenas de pequenos produtores rurais livramentenses, de como produzir na forma correta e lucrativa os pescados de cativeiros. “Na verdade queremos estar presentes desde a escavação dos tanques, na engorda, no abate e até na comercialização do peixe. Nosso objetivo será auxiliar, não somente no cultivo, mas também na produção do peixe para garantir a rentabilidade ao produtor”, destacou o secretário.

Para tanto, Sivori que também é técnico no setor, explica que vários fatores são importantes o produtor saber para o crescimento e sucesso da atividade. “Não é só fazer o tanque e mandar colocar os alevinos. Os produtores deverão conhecer de manejo, alimentação e nutrição de peixes, qualidade e oxigênio da água, temperatura, densidade por metro quadrado, controle no cultivo de alevinos entre outros”, complementa D’Abadia.

Na oportunidade, também foram debatidos outros programas voltados ao homem do campo, como por exemplo: ativação da plantação de banana e resgate do município como grande produtor no Estado. Para isso, o secretário ressaltou a introdução de novas técnicas e variedades da cultura.

O secretário também enfatizou sobre o “Programa Balde Cheio” com parceria do Sebrae, para cultivo de novas variedade de forrageiras para aumentar a produção de leite na região. Simultaneamente, D’Abadia se lembrou das novas técnicas inseridas no mercado voltado à produção de flores tropicais. “Todos esses programas caminhando juntos, aumentarão a renda da família rural.”

Ao finalizar, foi atribuído na reunião, a retomada das feiras de produtos hortifrutigranjeiros e artesanais na sede do município, e que já deverá acontecer a partir do mês de maio, por intermédio da secretaria de Cultura de Livramento em parceria com o Sebrae/MT.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/423843/visualizar/