Peixe é alimento 'santo' recomendado para ano todo
Peixe é um dos alimentos típicos de Mato Grosso e quem não gosta de ir a uma boa peixaria, para aproveitar a iguaria ou mesmo fazer aquele banquete em casa?
A Gazeta Além de gostoso, bom para saúde |
Nesta época do ano, por conta da tradição católica, muitos se abstêm da carne, especialmente na Sexta-Feira da Paixão, dia em que Jesus Cristo, conforme a Bíblia, morreu crucificado. Outros mais radicais fazem o jejum de carne durante os 40 dias, na Quaresma, período que marca a trajetória final de vida de Cristo, da Quarta-feira de Cinzas à Páscoa.
Para os cristão, este é momento de depuração espiritual e corporal.
Porém, nutricionistas recomendam o peixe por seu valor nutricional o ano todo.
Por conta de seus benefícios, além de ser considerado santo, pela questão religiosa, é também um santo remédio nutricional.
Confira os benefícios do Peixe:
Fornece proteínas complexas, iodo, vitaminas e minerais, lipídios e um hormônio chamado esteróide, do qual muitas pessoas não possuem em quantidade suficiente no corpo. Ômega 3, essencial ao bom funcionamento do corpo e cérebro, preventivo contra doenças, como o câncer inclusive.
Evita doenças cardíacas e AVC, que são as duas das principais causas de morte prematura em todo o mundo. Cientistas acreditam que os peixes gordos são mais benéficos para o coração por causa de sua alta concentração de ômega-3 e, portanto, para reduzir o risco de doenças cardíacas em até 20%, recomenda-se comer duas ou três porções de peixe por semana.
Ajuda no crescimento saudável de bebês, especialmente olhos e cérebro. Grávidas e lactantes são orientadas a incluir o peixe na dieta
Age contra a deterioração do cérebro, portanto evita câncer e Alzheimer, esclerose e ajuda no envelhecimento mais saudável, tanto é que nos países orientais onde o peixe está na dieta de rotina os idosos vivem muito e fortes.
Combate a depressão, já que vários estudos têm demonstrado que os ácidos graxos ômega-3 ajudam a equilibrar hormônios e a aumentar a eficácia de antidepressivos.
Reduz o risco de doenças auto-imunes, incluindo a diabetes do tipo I.
Atua contra a asma infantil e reduz chances da criança desencadear crises em até 24%.
Melhora o sono, já que os distúrbios dessa natureza são associados por especialistas à deficiência de vitamina D.(Com informações de sites especializados em saúde)
Comentários