Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Quinta - 27 de Abril de 2017 às 14:36
Por: Da Assessoria

    Imprimir


Teve início na manhã desta quinta-feira (27.04), na Associação dos Servidores Públicos Municipais, a 1ª Conferência Municipal de Saúde das Mulheres de Nortelândia, realizada pelo Conselho Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Saúde de Nortelândia.

Mulheres de praticamente todos os setores da sociedade local, irão debater durantes dois dias (27 e 28.04) políticas de saúde pública para as mulheres de todo o Brasil.

O prefeito municipal Zema Fernandes participou da abertura oficial, e lamentou a ausência da sociedade como um todo, na discussão da definição de políticas públicas de saúde dirigida as mulheres.

“É uma pena que a população mesmo tendo insistentemente sido convidada pelo organizadores não estão presente, e temos aqui um público formado na sua totalidade por servidores municipais de todas as áreas. Vão ser discutidas aqui políticas de saúde que irão atender as mulheres em todo o Brasil e quanto maior a participação popular, melhor serão identificadas as problemáticas encontradas pelas mulheres e ausência da população pode comprometer o resultado prático dessas propostas” disse ele.

O Secretário Municipal de Saúde Rubilan Nunes de Oliveira, destacou a importância destes fóruns de discussão como mecanismos de melhoria na prestação de serviços a população. Disse também que são muitas as necessidades e dificuldades encontradas que aliadas a falta de recursos financeiros, comprometem sobremaneira o atendimento as mulheres na rede pública de saúde.

O Presidente do Conselho Municipal de Saúde Eltron de Carvalho também falou da necessidade de uma maior participação popular neste tipo de evento, como forma de contribuir para que o poder público atenda os interesses do cidadão.

O evento tem por objetivo analisar as prioridades constantes no documento orientador e elaborar propostas para o fortalecimento dos programas e ações de implementação da Política Nacional de Atenção Integral da Saúde das Mulheres. A conferência foi regulamentada por resolução do Conselho Municipal de Saúde (CMS), e compõe a etapa municipal, sucedida pela etapa estadual e pela etapa nacional.

O tema central da Conferência, que orientará as discussões da etapa municipal, será “Saúde das Mulheres: Desafios para a Integralidade com Equidade”, a ser desenvolvido por meio de um eixo principal e de eixos temáticos, sendo o eixo principal a Implementação da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Mulheres e os eixos temáticos: O papel do Estado no desenvolvimento socioeconômico e ambiental e seus reflexos na vida e na saúde das mulheres; O mundo do trabalho e suas consequências na vida e na saúde das mulheres; Vulnerabilidades e equidade na vida e na saúde das mulheres; Políticas públicas para as mulheres e a participação social.

Participaram da abertura da 1ª Conferência Municipal de Saúde das Mulheres, as Secretárias Marlene Júlia (Administração e Finanças), Edileusa de Souza (Educação) Márcia Deungaro (Social), e os vereadores Flávio de Souza, Andrey de Oliveira, Maria Aparecida e Benedito de Almeida, o Coordenador de Plenárias de Conselhos de Saúde Jacildo de Siqueira Filho, a Diretora do Hospital e Maternidade Nossa Senhora Santana Anita Peron.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/424102/visualizar/