Chapada terá Brigada Mista de Incêndio
A prefeita Thelma de Oliveira e o Coronel Paulo André da Silva Barroso, do Corpo de Bombeiros, acertaram os detalhes para formação da primeira Brigada Municipal Mista de Combate a Incêndios. A ideia é reforçar o combate aos incêndios urbanos, da área rural e do entorno do Parque Nacional.
A proposta apresentada pelo major prevê a articulação de uma ampla parceria, envolvendo estado, município, empresários, entidades civis, Justiça e Ministério Público.
Trata-se da formação de núcleos de oito brigadistas, com doisbombeiros e seis funcionários cedidos pela prefeitura, com estrutura para percorrer as áreas e combater as queimadas. Esse reforço é direcionadoaos municípios onde não existe Corpo de Bombeiros. Dos 141 municípios mato-grossenses, 123 estão desassistidos.
A motivação para tomar medidas preventivas, educativas e de combate aos incêndios é o fato de Mato Grosso se encontrar no topo do ranking de queimadas no Brasil, e Chapada dos Guimarães entre os municípios mais penalizados pelo fogo.
O major destaca que as consequências dos incêndios são catastróficas para fauna e flora, empobrece o solo, causa prejuízos a benfeitorias urbanas e rurais, provoca a morte de homens e animais, além do forte impacto na saúde pública, devido ao alto índice de doenças respiratórias, provocadas pela poluição do ar. Ele cita que em Cuiabá o incremento na saúde pública já chegou atingir R$ 24 milhões.
O projeto prevê que o Corpo de Bombeiros disponibiliza dois bombeiros, que irão gerenciar e treinar os brigadistas. A prefeitura entra com espaço adequado, equipamentos, transporte, combustível, alimentação e divulgação. A sugestão é que a prefeitura articule ajuda para manter o projeto por quatro meses, de 01 de julho a 31 de outubro.
As Brigadas Mistas de Combate a Incêndios já foram implementadas com êxito nos municípios de Sinop, Campo Novo, Sapezal, Aripuanã, Cláudia, Gleba Mercedes, Comodoro e Porto Esperidião.
Comentários