Diálogo
Administração de Nortelândia visita mais duas comunidades rurais para levantar demandas As comunidades João Padre e Maria Bem Vinda apresentaram diversas reivindicações que serão analisadas pela gestão
A Prefeitura Municipal de Nortelândia através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Agricultura continua promovendo reuniões nas comunidades rurais, com o objetivo de ouvir os pequenos produtores da agricultura familiar em relação as suas necessidades, que servem de base para construção do planejamento de ações a serem desenvolvimento no meio rural.
O prefeito municipal Zema Fernandes, acredita que desta maneira, consegue atingir os anseios da comunidade rural, e pretende com isso fazer alavancar a economia no campo.
“Minha ideia é construir nosso planejamento com base no que eles tem como prioridade, evitando assim empurrar qualquer projeto ou programa de goela abaixo, e contra a vontade dos produtores, mas principalmente otimizar nos recursos financeiros” esclareceu ele.
Entre as reivindicações apresentadas pelos moradores do Maria Bem vinda, estão a abertura de estradas auxiliares e o patrolamento e encascalhamento das atuais, construção de poços artesianos, disponibilidade de um agente de saúde para atender as famílias, e ainda o transporte de alunos no período noturno.
O Chefe do Poder Executivo Municipal respondeu a todos os pedidos, destacando que alguns ainda não poderão ser atendidos, e outros deu os encaminhamentos a sua equipe, como no caso do agente de saúde e transporte de alunos, por exemplo.
“Quanto as estradas nós estamos escalonando o trabalho de recuperação, até mesmo porque as chuvas ainda não cessaram totalmente, e na medida do possível iremos atender as comunidades rurais” destacou.
Na comunidade João Padre, houve reinvindicações parecidas com as do Maria Bem Vinda, como estradas, água, energia elétrica, tratores e implementos agrícolas para serviço de gradagem, e ainda relacionado a documentação de posse da terra.
Zema Fernandes esclareceu que algumas demandas apresentadas terão andamento após a solução do litigio judicial da área onde estão assentadas as famílias, mas que em relação as estradas providenciará o atendimento tão logo a programação já em andamento propicie o envio do maquinário para recuperar as estradas.
A assessora da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Agricultura, Jackeline de Souza Ormond, representou o titular da pasta Benedito Hudson, e assegurou que as reinvindicações passíveis de serem atendidas pela administração, são encaminhadas as áreas afins por determinação do prefeito municipal.
“O diálogo é franco e o que podemos atender é imediatamente encaminhado ao setor competente, e os demais recebem uma triagem e o apoio da gestão que passa a fazer gestão junto aos órgãos estaduais e ou federais” disse ela.
A administração já percorreu os assentamentos Raimundo da Rocha (194 famílias), São Francisco (70 famílias) e Nossa Terra Nossa Gente (50 famílias), onde foram anotadas as demandas apresentadas, muitas das quais já atendidas.
Comentários