Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 09 de Junho de 2017 às 10:48
Por: Da Assessoria

    Imprimir


A Academia Interamericana de Odontologia para Pacientes Especiais (AIOPE) definiu que a primeira edição do Prêmio “Ricardo Iglesias” será entregue na solenidade agendada para o mês de setembro, em Natal/RN. Serão entregues nesta primeira edição 23 troféus, em solenidade que ocorre durante o Congresso Internacional Associação Latino-americana de Odontologia para Pacientes Especiais.

O prêmio foi apresentado em grande estilo no dia 26 de maio em Cuiabá/MT durante um coquetel realizado no auditório do Conselho Regional de Odontologia (CRO/MT) e contou com a presença de personalidades de diversas áreas que militam em prol da pessoa com deficiência, pacientes especiais e seus familiares, autoridades locais e muitos amigos.

A dentista, Norma Iglesias que é irmã do homenageado e atuou na organização do evento descreve como emocionante os dois momentos da apresentação do Troféu. “O dia 26 foi marcado por dois momentos importantes e significativos, sendo o curso de aperfeiçoamento em odontologia para pacientes especiais e a apresentação do Troféu do Prêmio Ricardo Iglesias. Os eventos superaram nossas expectativas e reforçaram a certeza de que o trabalho com os pacientes especiais traz grandes realizações”.

Dra Norma narrou um pouco de sua jornada como dentista que buscou a especialização para atendimento a pacientes especiais, inspirada em seu irmão Ricardinho, como é carinhosamente chamado. A dentista completa 30 anos de carreira e é uma das pioneiras em Mato Grosso, tendo atuado de forma significativa na implantação do serviço público odontológico no estado, hoje denominado Centro Estadual de Odontologia para Pacientes Especiais (CEOPE).

“A vida de Ricardo inspirou e inspira a luta pelos deficientes, parcela significativa da sociedade e que necessita de atendimento especializado”, alertou a dentista, Adriane Iglesias, sobrinha de Ricardo.

O diagnostico de Síndrome de Down aos 16 meses de vida mudou de forma positiva a rotina da família Iglesias, tendo no patriarca Domingos Iglesias Valério, mais conhecido como Dr. Iglesias e em D. Norma Ruth o esteio e a perseverança. “Desde cedo fomos ensinados a cuidar de Ricardinho, sempre de forma inclusiva, por isso meus pais foram buscando entendimento sobre o caso e assim agregando familiares e amigos nesta militância para captar serviços e atendimentos que visavam à melhoria nas condições de vida dos deficientes em Mato Grosso”, salienta Dra. Norma.

Entre os serviços implantados com a ajuda da família Iglesias destacam-se a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) no ano de 1967, o Centro de Assistência Odontológica para Pacientes Especiais em 1988 e sucessivamente outros movimentos em prol da pessoa com deficiência, como a implantação do Movimento Fé e Luz e Catequese Diferencial, movimentos de evangelização católica para deficientes mentais.

“O Prêmio Ricardo Iglesias eterniza o nome e a luta em prol da pessoa com deficiência”, ressalta Dra Adriane.

CAPACITAÇÃO

O auditório do CRO/MT ficou completamente lotado para as palestras ministradas pelos membros da AIOPE, Professor Roberto Elias e Viviane Pereira, respectivamente presidente e secretária da Academia que atuam no Rio de Janeiro com pacientes especiais e trouxeram vivências e informações salutares aos participantes.

Sob a coordenação da Prof.ª Dra Diurianne França o bate papo transcorreu de forma leve e muito agradável, com diálogo franco e com informações técnicas relevantes. Os acadêmicos puderam sanar dúvidas durante e após as palestras.

O Prof. Dr. Elias descreveu o evento como “um momento de encontro com trocas de emoções e experiências”, visto que o com o lançamento do troféu passará a ser entregue bianualmente aos profissionais e personalidades que se destacam na área odontológica para pacientes especiais.

“A sociedade precisa ver diferenciada a Saúde Bucal, e lembrar que ela ajuda e muito na melhoria da autoestima do indivíduo, portanto quanto mais acesso melhor. Atualmente cerca de 28% da população brasileira possui algum tipo de deficiência, mas aproximadamente 5% tem acesso a tratamento odontológico”, afirmou Dr Elias.

O tratamento odontológico aos pacientes especiais não são focados apenas nos deficientes, mas sim em toda família, afinal é uma família diferenciada e que precisa de acompanhamento, lembrou a Prof.ª Dra. Viviane Pereira.

Mesmo com todos os problemas estruturais o Brasil foi pioneiro no atendimento a pacientes especiais e ainda se destaca no atendimento dentre os países que formam a Academia Interamericana. “Precisamos ampliar a divulgação e principalmente promover o acesso dos pacientes especiais aos serviços odontológicos, inclusive os que residem em áreas remotas e de difícil acesso”, salientou Dr. Elias.

A professora Viviane destacou ainda que muitas vezes a família que tem uma pessoa com deficiente possui tantas dificuldades com acesso a médicos e tratamentos, que acaba deixando passar o tratamento odontológico, esquecendo que este tratamento é importantíssimo para o deficiente.

Os profissionais mostraram em suas apresentações imagens de pacientes em tratamento e puderam repassar vivencias aos participantes, que na maioria são acadêmicos de odontologia e aproveitaram para salientar a necessidade de novos especialistas em pacientes especiais. “O atendimento ao paciente especial requer uma anamnese profunda, que passa por uma análise completa, com realização de exames, entrevista com a família e a manutenção da avaliação médica em dias”, ressaltou.

PRÊMIO

O arquiteto Moacyr Freitas foi o escolhido para criar o troféu do Prêmio Ricardo Iglesias que dentro da simbologia da vida do próprio homenageado buscou indicar a evolução da forma, indicando um nascimento, desenvolvimento que se retraí a reação com esforço e a retomada do desenvolvimento.

No coquetel de apresentação do prêmio foram agraciados com a homenagem treze personalidades que fazem parte da vida de Ricardinho, sendo eles:

  • 1)Sra. Therezinha Vinagre esposa de Dr. José de Faria Vinagre in memorian médico pediatra.
  • 2)Marise Vale Santana Schmidt, filha de Dr. Alcides Joaquim Santana in memorian médico pediatra.
  • 3)Morgana Rita Castro filha de Miguel Pereira Cabral, in memorian Cabeleiro há 52 anos.
  • 4)Dr. Moises Mendes Martins Jr. Cirurgião Dentista - seu primeiro dentista.
  • 5)Dra Eliane Mendes- Médica dermatologista.
  • 6)Dr. Vitor Carlos de Souza Vieira – medico nefrologista
  • 7)Dr. Alaor Santos Filho – medico psiquiatra
  • 8)Dr. Waldirson Coelho – Médico Nutrólogo
  • 9)Dra. Renata Camiá – Médica Endocrinologista
  • 10) Dr. Marcos Yunes Casaroto - Médico Cardiologista
  • 11) Silvia Cristina Nogueira Artal- Presidente APAE- Cuiabá/MT
  • 12) Luiz Marinho - Amigo e companheiro de luta
  • 13) Gilda Ricci Rabelo Leite- sua madrinha.

Participaram da cerimonia de apresentação do prêmio o presidente do CRO/MT, Dr. Luiz Evaristo Ricci Volpato, o presidente da AIOPE, Prof. Dr. Roberto Elias, a presidente da AMOPE e acadêmica da AIOPE, Drª Norma Cristina Boehler Iglesias Araujo, o deputado estadual e vice-líder do governo, Leonardo Albuquerque no ato representando Governo do Estado, o vereador de Cuiabá Marcelo Bussiki e a presidente da APAE de Cuiabá, Sra. Silvia Cristina Artal e a Dra. Juliane Maciel, presidente do SINODONTO.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/424892/visualizar/