Adriana Vandoni é condenada por ofensas ao Partido dos Trabalhadores
O juiz da Sétima Vara Cível de Cuiabá, Yale Sabo Mendes, condenou a e ex-secretária de Transparência e Combate a Corrupção, Adriana Vandoni, por danos morais em face do Partido dos Trabalhadores (PT). A ex-secretária do governo Pedro Taques foi condenada a pagar R$ 25 mil. A decisão é desta quarta-feira (26).
O PT entrou com a ação após comentário de Vandoni no programa da TV Pantanal, “Prosa e Política”, em março de 2014. A antiga secretária é conhecida por se aventurar no meio jornalístico.
Vandoni disse a seguinte frase no programa televisivo: “roubem, mas roubem muito. Porque não é shampoozinho que vai te fazer ficar cada vez mais alto num cargo público. Roube bilhões e bilhões de dólares”. O comentário foi feito ao abordar a compra da refinaria de Pasadena pela Petrobras, transação investigada na operação “Lava Jato”.
Em sua defesa, Vandoni afirmou que a ação de danos morais protocolizada pelo PT tinha o objetivo de “[...] voltar à época da ditadura e calar a contestante na crítica democrática que supostamente teria feito”.
O magistrado, porém, não considerou o argumento. “Os profissionais da comunicação (jornalistas/comentarista/colunista), a seu turno, por mais espontâneo que sejam, tem o direito legal de se expressar livremente, porém com elevada consciência e prudência. Devem ter em mente, muito bem clarificado, a diferença entre crítica jornalística e imputação criminosa”, afirmou o magistrado em sua decisão.
O valor que Vandoni deverá pagar será acrescido de juros e correção monetária.
Comentários