Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Sexta - 22 de Dezembro de 2017 às 18:15
Por: midianews

    Imprimir


Assinatura do decreto que institucionaliza o Coaching como ferramenta de gestão pública
Assinatura do decreto que institucionaliza o Coaching como ferramenta de gestão pública

Com foco na melhoria da qualidade dos serviços prestados ao cidadão, a Secretaria de Estado de Gestão, por meio da Superintendência da Escola de Governo, vem desenvolvendo ações de capacitação visando melhorar o desempenho profissional dos agentes públicos. Nos últimos três anos 13.782 servidores qualificados, uma média de 4.594 por ano.

Seguindo uma das diretrizes do governo do Estado de valorizar o servidor por meio das capacitações, os números ficaram bem acima da média dos anos anteriores, que girava em torno de 1.063 qualificações anuais.

Apenas em 2017 foram ofertados 151 cursos diferentes, sendo que algumas capacitações foram efetuadas mais de uma vez, a exemplo do curso de Gestão de Documentos, realizado em parceria com a Superintendência de Arquivo Público, órgão também ligado a Seges, que qualificou 613 servidores ao longo deste ano.

O acompanhamento sistemático do Sistema Único de Protocolo do Estado por parte do Arquivo Público aliado a servidores mais qualificados permitiu uma redução da taxa de congestionamento de processos de 79% para 32%, uma melhora substantiva na resolução dos processos de trabalho do Poder Executivo.

Muitos desses cursos foram ofertados em parceria com outros órgãos e secretarias, e outros apenas pela própria Escola de Governo. Entre eles destacam-se Fiscalização de Contratos Administrativos, Termo de Referência, Ferramentas Gerenciais, Programa de Liderança e Coaching para Gestores Públicos, Noções Gerais de Contratos Administrativos para Operacionalização do Sistema de Aquisições Governamentais e Gestão e Fiscalização de Contratos.

Para viabilizar essas qualificações a Escola de Governo também firmou parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e a Secretaria de Estado de Fazenda ao instituir o Programa de Capacitação em Compras Públicas do Estado de Mato Grosso, que nos últimos três meses do ano capacitou quase 300 servidores que trabalham na área.

Entre as metas da pasta estava integrar a rede nacional das escolas de governo, desenvolver parcerias de capacitação com instituições intergovernamentais, realizar formação gerencial e capacitações chave aos servidores do Estado. Todas foram cumpridas e isso viabilizou o aumento no número de cursos ofertados e de profissionais qualificados.

Para o titular da Seges, Julio Modesto, quem ganha com esse aumento vertiginoso na qualificação de servidores é a população. “Um servidor bem capacitado, presta um serviço melhor à sociedade. Nossa busca incessante é prestar serviços de excelência ao cidadão”.

Outra grande conquista para os servidores públicos ocorrida este ano foi a regulamentação do programa de Liderança e Coaching, que tornou Mato Grosso o primeiro estado do país a institucionalizar o coaching na gestão pública.

O programa foi idealizado pela Seges e já qualificou nos últimos dois anos 412 líderes que estão aptos a transformar a cultura do serviço público, por meio da implantação desta metodologia, que potencializa os resultados e traz benefícios que atingem todas as esferas de governo e a sociedade.

Para a realização de todos esses avanços, a Secretaria contou ao longo desses anos com a parceria dos próprios servidores que atuaram como facilitadores nas qualificações. Para viabilizar o calendário letivo de 2018 e ampliar a oferta de vagas, a Escola de Governo abriu este ano um programa que visa oportunizar aos servidores a transmissão de conhecimento a outros agentes públicos atuando como facilitadores nas capacitações ofertadas pelo órgão.

A adesão foi surpreendente e cerca de 1.100 servidores se inscreveram. Em 2018 eles passarão por formação e aperfeiçoamento de metodologia didática. Para o secretário adjunto de Gestão de Pessoas, Carlos Campelo, esses novos facilitadores estão demonstrando que é possível fazer a diferença, fazer melhor e ser um agente transformador.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/426564/visualizar/