Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quarta - 29 de Agosto de 2012 às 17:58

    Imprimir


Depois de dois dias de paralisação dos serviços do Instituto de Defesa Agropecuária (Indea) de Mato Grosso, produtores e representantes da indústria de Lucas do Rio Verde começam a contabilizar os prejuízos. Uma grande indústria alimentícia deixou de abater, hoje, 2,5 mil suínos, redução de 60% no processo diário. Segundo informações da empresa, o prejuízo não foi maior porque a unidade já estava com a documentação necessária para o transporte dos animais que foram abatidos na segunda e terça-feira.

Com a paralisação do órgão, deixam de ser emitidos entre outros documentos, a Guia de Transporte de Animais (GTA), autorização necessária para o transporte de animais da propriedade rural até a indústria e entre propriedades. A falta da matéria-prima comprometeu todo o processo de produção de alimentos, desde a movimentação de matrizes até a linha de produção da unidade, onde houve redução na produção cortes especiais e embutidos.

O secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Lucas do Rio Verde, Edu Pascoski, ressalta que os prejuízos não afetam somente a região médio norte, mas os produtores de todo o Estado. Segundo o Sindicato dos Servidores Públicos do Sistema Agrícola Agrário e Pecuário do Estado de Mato Grosso (Sintap/MT) e o Sindicato dos Trabalhadores da Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Pública de Mato Grosso, o motivo da paralisação é a falta de condições de trabalho e não por aumento de salário.

Ontem à tarde, os dois sindicatos que representam a classe informaram, por meio de nota, o fim da paralisação e a retomada do trabalho esta manhã. No entanto, a paralisação poderá ser retomada após o dia 10 de setembro, caso as reivindicações não sejam atendidas.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/42671/visualizar/