Muitas lombadas (quebra-molas) construídas em Cuiabá não estão dentro das especificações técnicas do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Segundo a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes Urbanos de Cuiabá (SMTU), das três mil lombadas existentes na capital, mais de 50% são irregulares.
Na Avenida São Sebastião, por exemplo, das três lombadas ao longo do percurso, nenhuma apresenta sinalização horizontal, que são as faixas pintadas na pista. Além disso, no trecho também não existe sinalização vertical, que são as placas avisando dos obstáculos no caminho para prevenir os motoristas de impactos inesperados, segundo a SMTU. Nesse caso, muitos veículos acabam freando em cima da lombada, correndo assim, sérios riscos de se envolverem em acidentes.
Já na Avenida Barão de Melgaço, o trecho também apresenta o mesmo problema. Os moradores da região revindicaram uma lombada no local. Porém,a SMTU aponta que faltou na obra as sinalizações necessárias. “A falta de sinalização fez com que os motoristas freassem bruscamente, assustando assim os pedestres. E, inclusive, já houve várias batidas neste local”, relatou a comerciante Mayre Soares do Monte.
No entanto, o secretário adjunto da SMTU, Joédson Maia, afirmou que no momento da execução da malha viária não é possível efetuar a sinalização em cima do asfalto e somente de 15 a 20 dias após a obra. “No caso do redutor, é feita uma sinalização provisória e, assim, logo depois, nós fazemos a sinalização definitiva”, ressaltou o técnico de trânsito.
Segundo o Conselho Nacional de Trânsito (Contran), há dois tipos de lombadas. A primeira só pode ser instalados em vias locais, onde a velocidade máxima deve ser de 20 Km/h, que não circulem transportes coletivos. A largura do redutor no local deve ser igual a da pista, mantendo as condições de drenagem. Já o comprimento, deve ser 1,5 metro e a altura, 0,08 centímetros.
Já no segundo tipo, que só pode ser instalada em vias rurais, rodovias que cortam as cidades ou estradas coletoras e locais, a velocidade deve ser reduzida para no máximo 30 km/h. A largura também deve ser do tamanho da pista. O comprimento deve ser de até 3,70 metros e a altura de 0,10 centímetros.
Para o engenheiro Eldemir de Oliveira, muitas lombadas em Cuiabá estão foras dos padrões técnicos. “Por ser menor, provoca maior impacto na chegada do veículo, além de ele bater e arrastar na lombada”, informou.
Já o mecânico Denilson Borges revela os itens que podem ser afetados pelos impactos dos veículos nas lombadas irregulares. “Os itens mais afetados são os amortecedores, terminais de direção, a bucha da bandeja e a própria estrutura do carro, dependendo da altura do quebra-molas pode afetar em baixo, assim, pode pegar o cárter do motor”, pontuou
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