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Obra de ponte sobre rio mato-grossense será retomada
A Secretaria de Transporte e Pavimentação Urbana (Setpu) dará Ordem de Início de Serviço (OIS), na segunda-feira (3), para retomada da execução da ponte de concreto com 225 metros de extensão sobre o rio Mutum, na rodovia MT-456, em Santo Antônio do Leverger, prevista para ser entregue ainda no segundo semestre deste ano.
A retomada se dá após a conclusão do encabeçamento da ponte, iniciado em 1º de agosto, por uma empresa, responsável pela pavimentação do trecho da MT-456 que liga as comunidades do município de Santo Antônio do Leverger, Mimoso, Capoeirinha e São Pedro de Joselândia, a última já no município de Barão de Melgaço.
A fundação da ponte que possui dez pilares está concluída. A partir de agora começa a execução da mesoestrutura com a colocação das vigas pré-moldadas entre os vãos da ponte. Todos os vãos receberão três vigas de 25m de comprimento e cerca de 14 toneladas cada. As 27 vigas serão colocadas pelo sistema de treliças, que é bastante ágil e mais indicado para o transporte de vigas sobre rios, explicou o engenheiro civil da Setpu e fiscal da obra, Carlos Ormond.
Na sequência a construção da ponte será finalizada com a execução da superestrutura (lage e guarda corpo). Até a conclusão, a Setpu investirá pouco mais de R$ 4,6 milhões de recursos oriundos do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab). Com a conclusão da ponte de concreto a Setpu substitui a ponte de madeira existente que foi inaugurada em 1977, com 169 metros de extensão, e que passa sucessivamente por restaurações, a última delas foi há dois meses.
O engenheiro civil e superintendente da Setpu, Zenildo Castro, ainda enumerou os benefícios que a construção da ponte sobre o rio Mutum trará. "A nova ponte representa economia para o Estado. Significa segurança e conforto para a população das comunidades locais. Garantia de escoamento para os produtores das fazendas de gado da região. E a ponte ainda atende os turistas que visitam a região que é pantaneira, o turismo de pesca e as estâncias turísticas".
A retomada se dá após a conclusão do encabeçamento da ponte, iniciado em 1º de agosto, por uma empresa, responsável pela pavimentação do trecho da MT-456 que liga as comunidades do município de Santo Antônio do Leverger, Mimoso, Capoeirinha e São Pedro de Joselândia, a última já no município de Barão de Melgaço.
A fundação da ponte que possui dez pilares está concluída. A partir de agora começa a execução da mesoestrutura com a colocação das vigas pré-moldadas entre os vãos da ponte. Todos os vãos receberão três vigas de 25m de comprimento e cerca de 14 toneladas cada. As 27 vigas serão colocadas pelo sistema de treliças, que é bastante ágil e mais indicado para o transporte de vigas sobre rios, explicou o engenheiro civil da Setpu e fiscal da obra, Carlos Ormond.
Na sequência a construção da ponte será finalizada com a execução da superestrutura (lage e guarda corpo). Até a conclusão, a Setpu investirá pouco mais de R$ 4,6 milhões de recursos oriundos do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab). Com a conclusão da ponte de concreto a Setpu substitui a ponte de madeira existente que foi inaugurada em 1977, com 169 metros de extensão, e que passa sucessivamente por restaurações, a última delas foi há dois meses.
O engenheiro civil e superintendente da Setpu, Zenildo Castro, ainda enumerou os benefícios que a construção da ponte sobre o rio Mutum trará. "A nova ponte representa economia para o Estado. Significa segurança e conforto para a população das comunidades locais. Garantia de escoamento para os produtores das fazendas de gado da região. E a ponte ainda atende os turistas que visitam a região que é pantaneira, o turismo de pesca e as estâncias turísticas".
Fonte:
Só Notícias com assessoria
URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/42686/visualizar/
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