Azul e Latam são as empresas com mais reclamações
A Azul e a Latam são as companhias aéreas brasileiras com o maior número de reclamações de passageiros em 2017, de acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Os dados foram divulgados nesta terça-feira (16).
Segundo o ranking, a Azul recebeu 3.478 reclamações e, a Latam, 5.479. As empresas dividem o mesmo lugar porque apresentam o mesmo índice: 18 reclamações para cada 100 mil passageiros. No ano passado, a Azul transportou 19,6 milhões, enquanto que a Latam, levou 30,5 milhões.
Na terceira posição ficou a Avianca, com 1.1709 reclamações e em quarto a Gol, com 2.178. A Avianca registrou o índice de 12 de denúncias a cada 100 mil passageiros e, a Gol, índice de 7. Em 2017, a Avianca levou 9,8 milhões de pessoas, enquanto que a Gol, transportou 20,2 mihões.
Esta é primeira vez que a ANAC divulga o levantamento com as manifestações dos usuários do transporte aéreo. Os dados foram coletados a partir de janeiro de 2017 a partir da plataforma consumidor.gov.br, criada pelo governo federal para atendimento às reclamações de consumidores e soluções de conflitos. O relatório sobre os dados compilados na plataforma deve ser divulgado trimestralmente.
Para o ranking, foram consideradas as quatro companhias aéreas que juntas corresponderam a 99% da participação no mercado doméstico.
Além das reclamações, a ANAC divulgou outras informações a respeito das companhias aéreas. Em relação ao prazo médio de resposta, a Azul foi a com menor tempo: 5,09 dias. Em seguida, a Latam com 7,95 dias, a Gol, com 8,19 e, por último, a Avianca, com um tempo de espera de 8,55 dias.
Em relação ao índice de solução das demandas, a lista se inverte na primeira e última posição. Neste caso, a Avianca teve o melhor percentual: 77,11%. A LATAM ficou na segunda posição, com 68,79% dos problemas relatados pelos passageiros solucionados. Depois, a Gol, com 66,45% e, no final da lista, a Azul, com 53,44%.
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