AGROEXPORTAÇÕES/CARNE
Carne de frango salgada: o melhor preço, o menor volume Carne de frango salgada é, paradoxalmente, a que apresentou maior evolução de preços nos últimos 12 meses
Apontada, na exportação de carne de frango, como o item mais afetado pela Operação Carne Fraca (europeus passaram a fazer exigências sanitárias inexequíveis), a carne de frango salgada é, paradoxalmente, a que apresentou maior evolução de preços nos últimos 12 meses, pois iniciou 2018 com um valor médio quase 25% superior ao de um ano antes.
Em contrapartida, porém, foi a que enfrentou a maior redução de volume em relação a janeiro de 2017: queda de 45%. Com isso, sua receita cambial ficou quase um terço menor que a do início do ano passado.
Ao lado da carne salgada, os industrializados de frango foram o único item a registrar aumento anual de preço em janeiro último.
Ou seja: os dois principais itens exportados - frango inteiro e seus cortes, responsáveis por, praticamente, 95% do volume embarcado no mês - enfrentaram queda de preço – tanto anual como em relação ao mês anterior.
E como as quedas de preço foram acompanhadas por quedas no volume, o corolário foi uma queda significativa na receita cambial, da qual nenhum dos quatro itens exportados escapou.
Comentários