CPI dos Consignados
CPI aprova pedidos de informações sobre empréstimos Durante reunião desta quarta-feira (11), também foram aprovados o Regimento Interno e o Plano de Trabalho da comissão.
Durante reunião ordinária nesta quarta-feira (11), a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que apura denúncias de irregularidades nos empréstimos consignados aos servidores públicos cumpriu os requisitos regimentais restantes para a conclusão de sua instalação e aprovou requerimentos de pedido de informações.
Os pedidos de informações serão encaminhados aos bancos Daycoval, Banco do Brasil, Cruzeiro do Sul, Sicredi, Olé e Panamericano. A CPI deseja saber qual a relação das instituições com o Governo do Estado, a empresa que faz a intermediação dos empréstimos e os servidores públicos estaduais.
Também será enviado ofício ao cartório distribuidor, para que comunique a quantidade de processos envolvendo contratos de empréstimos consignados firmados com servidores públicos do Executivo estadual.
Por sugestão do deputado Max Russi, que integra a CPI na condição de suplente, os membros da comissão solicitarão ao Ministério Público Estadual e Federal dados apresentados por delatores durante investigação sobre a existência de esquema criminoso de propina na gestão anterior do Governo do Estado.
Durante a reunião foram aprovados ainda o Regimento Interno e o Plano de Trabalho da CPI. “Concluímos hoje a fase de aprovação de documentos administrativos, necessários para assegurar a legalidade da CPI, e também já aprovamos o envio de ofícios requerendo informações que consideramos fundamentais para as investigações. Dessa forma, estamos dando continuidade aos trabalhos de maneira célere”, declarou o presidente da comissão, deputado estadual Guilherme Maluf (PSDB).
Maluf também reforçou a importância da contribuição dos servidores públicos, que podem encaminhar denúncias ou informações relevantes para o e-mail cpidosconsignados@al.mt.gov.br.
A CPI dos Consignados tem como relator o deputado Allan Kardec e como vice-presidente o deputado Adalto de Freitas. Também são membros os deputados Pedro Satélite e Gilmar Fabris, além dos suplentes Oscar Bezerra, Saturnino Masson, Dr. Leonardo, Janaína Riva e Max Russi.
Comentários