Circuito das Águas
Encontro Regional de Turismo debate potencialidades e soluções para o setor
Visando fomentar a cadeia do turismo por meio da integração de práticas e políticas públicas, gestores e empresários participaram do ‘Encontro Regional de Turismo – Circuito das Águas’, nesta segunda e terça-feira (07 e 08). O evento foi realizado em Rosário Oeste (localizado a cerca de 100 km de Cuiabá), cuja a iniciativa visa o fortalecimento do setor na região, através da troca experiências e informações.
O ‘Circuito das Águas’ reúne diversos atrativos turísticos compreendidos pelos municípios de Nobres, Nortelândia, Diamantino, Rosário Oeste, Chapada dos Guimarães, Nova Brasilândia e São José do Rio Claro. O evento foi promovido pelo Fórum Regional do Turismo e idealizado pelo então secretário de Estado de Turismo, Luiz Carlos Nigro, que foi homenageado durante o encontro.
“O Nigro é uma referência para do segmento. Graças ao grande conhecimento que possui foi que Rosário Oeste passou a enxergar um horizonte para o incremento da economia local e o progresso social, que só podem ser alcançados através do turismo. Tenho certeza de que colheremos os frutos das sementes que foram plantadas neste período em que ele esteve à frente da Secretaria”, declarou o prefeito de Rosário Oeste, João Balbino.
Para o secretário de Turismo de Nobres, o conhecimento técnico que detém fez com que Luiz Carlos fosse um dos melhores secretários de Turismo da história dos governos de Mato Grosso. A opinião compartilhada pelo gerente de Desenvolvimento e Comercialização do Sebrae-MT, Robson Quintino, indica que a recente desvinculação do cargo de secretário visando sua pré-candidatura ao cargo de deputado federal pelo PSDB foi acertada. “O segmento e a sociedade carecem de bons representantes na política”, pontuou.
Baseado numa trajetória de quase três décadas de militância política pelos interesses do segmento do turismo, Nigro disse estar lisonjeado pelo reconhecimento do trabalho realizado durante os três anos e quatro meses em que esteve no comando da pasta. “Fico feliz de ver o entusiasmo dos prefeitos, secretários e empresários com nossos feitos, como, por exemplo, a implantação de placas de sinalização bilíngues nos pontos turísticos de Nobres, Rosário Oeste, Chapada dos Guimarães, Jangada, Santo Antônio de Leverger, Barão de Melgaço e Cuiabá”.
Nigro também destacou outras ações da gestão Estadual, como as obras de revitalização da Salgadeira e de acessibilidade, como a MT-251 que liga a cidade de Nobres ao distrito de Bom Jardim. Além disso, as obras de requalificação do pavimento em trechos da rodovia Emanuel Pinheiro, que liga Cuiabá à Chapada dos Guimarães, bem como a Estação de Tratamento de Água (ETA) naquela cidade, entre outras.
O Encontro
O primeiro dia de evento foi marcado pelo Famtur, que levou os participantes para visitarem as belezas naturais da cachoeira da Serra Azul pela manhã. Já no período da tarde foi realizada a flutuação no rio Triste. Ambos atrativos estão localizados no distrito de Marzagão, sendo que o dia foi encerrado pela palestra da coaching Maria da Conceição.
Na manhã desta terça-feira, foi realizada a abertura oficial, seguida das palestras ‘Destinos Turísticos Inteligentes’; ‘Ecoturismo, Sustentabilidade e Segurança’ e ‘A Importância do Associativismo’, encerrando com uma mesa redonda com os palestrantes. Já no período vespertino foi realizada a palestra ‘A Importância do Plano de Manejo Espeleológico Para Atividade Espeleoturística’, seguida de uma rodada de negócios com empresários do setor e finalizada com uma reunião entre gestores municipais.
Comentários