Semana do Cavalo movimenta a economia da capital em sua 6ª edição
Em sua 6ª edição, a Semana do Cavalo gera uma movimentação econômica injetando mais de R$ 5 milhões de reais na economia local e gerando mais de 500 empregos.
Idealizada pelos irmãos Marcus e Caê Póvoas, o objetivo do evento é fomentar o mercado equestre, qualificando a mão de obra e fortalecendo a cultura regional.
Realizada de 25 de maio a 02 de junho no haras Twin Brothers em Cuiabá, a Semana do Cavalo contou com a presença de 40 mil pessoas que passaram pelo evento, também houve a participação de 500 competidores de todo o Brasil em diversas modalidades de provas e 600 cavalos. Além de toda as competições, a edição contou também com quatro leilões.
Marcus Póvoas, um dos idealizadores da Semana do Cavalo, diz que a principal causa do sucesso do evento se dá pelo apoio da lei 5798/2014, criada pelo ex-vereador Faissal Calil (PV) em 2014, onde inclui a Semana do Cavalo na agenda cultural de capital.
“Essa lei elaborada pelo Faissal foi de fundamental importância nesse fortalecimento da equinocultura aqui no estado, pois foi através dela, que o evento conseguiu alcançar patamares e ser conhecido nacionalmente”, diz.
Marcus também afirma que a lei fortaleceu laços sociais de extrema importância, como a equoterapia, e a geração de empregos e renda, que movimenta agricultura e a pecuária de Mato Grosso.
O haras Twin Brothers, tem um convênio de equoterapia com a Prefeitura de Cuiabá, com a finalidade de tratar crianças com deficiência mental e motora.
Para Faissal Calil, a inclusão desse evento na agenda cultural do munícipio foi de total importância para o crescimento da economia da capital, gerando empregos diretos e indiretos.
“Os donos do haras me procuraram quando eu ainda era vereador para ajudá-los na realização da Semana do Cavalo. O objetivo era divulgar o trabalho realizado e também promover o leilão de cavalo, tornando Cuiabá o centro das atenções em nível estadual no que tange a comercialização destes animais”, afirma.
Calil também explicou que ao incluir o evento no calendário, voltou os holofotes para a capital, trazendo criadores do estado inteiro para comercializarem durante o evento.
“Aí está a importância da inclusão no calendário, pois faça chuva ou faça sol, os criadores sabem que no final de maio acontecerá a Semana do Cavalo em Cuiabá, tendo o tempo suficiente para se prepararem, e também, para expor e vender seus produtos”, finaliza.
As atrações ficaram por conta dos leilões, clínica de laço, clínica de três tambores, palestras sobre coleta e inseminação em equinos, nutrição, primeiros socorros em equinos, além de provas técnicas de laço, provas de laço em duplas e três tambores, galeria de garanhões, espaço kids, praça de alimentação e confraternização todas as noites, incluindo show nacional com Felipe Araújo e Jads e Jadson.
Comentários