Publicitário cuiabano cria aplicativo e movimenta o mercado de comidas caseiras O empresário Nelson Andreatta já alcançou a marca de 10 mil downloads e vendeu mais de 15 mil refeições, em oito meses de operação do aplicativo
O olhar empreendedor rendeu ao publicitário Nelson Andreatta uma transformação no mercado de refeições caseiras do Brasil. Nascido em Cuiabá, ele é o criador do Eats For You, um aplicativo de delivery voltado ao mercado de refeições caseiras, que atende bairros de São Paulo (SP). O negócio, que foi idealizado em Cuiabá (MT) e opera há oito meses, já rendeu parcerias de negócios com a empresa de streaming Netflix, com a bandeira especializada em benefícios, Alelo, e com outras grandes marcas do mercado.
O aplicativo, com mais de 10 mil downloads, possui uma rede de homens e mulheres cadastrados, que são avaliados para certificar a qualidade das refeições. Atualmente, já são atendidos pelo Eats For You os bairros do Brooklin – localizado na zona sul de São Paulo – e Alphaville – na região de Barueri –, que foi o primeiro bairro a receber o projeto. Segundo o proprietário, até o início de 2019, a empresa pretende expandir para outras regiões, alcançando um raio de 30 bairros.
“Eu posso definir o Eats For You como um projeto de impacto social, de geração de renda digna. Na verdade, podemos dizer que é uma cadeia do bem. Costumo afirmar que a última coisa que a gente vende é marmita. Nós temos um produto envolvido nesse processo, mas o desdobramento que ele gera é renda digna para donos e donas de casa e para os motoboys”, explica Andreatta.
Empreendedor nato, antes de alavancar com o Eats For You, Andreatta era proprietário de uma agência de gerenciamento de gestão, em Cuiabá. A ideia de criar um aplicativo de refeições caseiras surgiu no horário de almoço, durante um dia de trabalho. “Eu estava há oito anos no mesmo escritório e sempre almoçava nos mesmos restaurantes. E chegou um momento que eu enjoei. Um dia, olhei pela janela e reparei na quantidade de prédios residenciais e casas em volta dali. Passei a imaginar a dona de casa que estava terminando de preparar aquela comida e, logo depois, me remeteu ao cheiro da comida fresca. E me deu uma vontade de comprar aquela comida caseira. Foi então que pensei: isso é uma possibilidade de negócio.”
Depois do “click”, o empresário passou a fazer pesquisas com o objetivo de descobrir se esse modelo de negócio já existia no mercado. Por meio desta busca, foi possível constatar que já existiam algumas iniciativas de comidas artesanais, mas nenhuma no estilo do Eats For You. A partir desta constatação, ele avaliou se a ideia teria demanda e começou os primeiros testes.
Conexão de sucesso e o dedinho do Sebrae/MT
Ao participar de uma das edições do Fórum Sebrae de Negócios, Andreatta conseguiu realizar uma conexão que transformou a sua ideia. Convidado para palestrar, o empresário Roni Bueno, dono da Netshoes e fundador da aceleradora de negócios Orgânica Evolução Exponencial, surgiu como uma perspectiva ao publicitário, que teve uma breve conversa com Bueno. O encontro, intermediado por um analista do Sebrae/MT, permitiu a validação do negócio e, um mês depois, o lançamento do aplicativo.
“Durante a palestra, o Roni entrou numa seara que me fez pensar que eu precisava conversar com ele. Fiquei tão envolvido nisso que chamei o Tharley Teixeira para que ele nos apresentasse e foi o que ele fez. Começamos a conversar e quando eu falei do Eats For You, ele me disse que achou a ideia bastante interessante. Nessa conversa, o Roni me perguntou quando estaria em São Paulo e nós marcamos de nos encontrar. Uma semana depois, nos encontramos, almoçamos juntos e, durante aquela conversa, ele trouxe uma visão incrível, fez um eixo-valor maravilhoso, no Power Point. E essa validação que nós tivemos com o Roni, foi um divisor de águas para o Eats For You. E foi o Tharley e o Sebrae/MT que possibilitaram essa conexão”, explica.
Com 15 mil refeições vendidas pelo aplicativo, o Eats For You se tornou uma grande oportunidade de trabalho para as donas de casa. Isso porque a empresa fechou uma parceria de negócios com uma das maiores empresas de filmes e séries de televisão via streaming do mundo, a Netflix, que em janeiro de 2018 foi avaliada em US$ 100 bilhões. A unidade da América Latina fechou com o empresário, tornando o Eats For You fornecedor oficial de refeições dos colaboradores.
“O nosso primeiro contato foi porque o escritório deles fica na região onde nós operamos com o trailer. E eles nos convidaram para entender o modo como operamos, abrindo essa oportunidade incrível. As “tias”, como nós chamamos as nossas fornecedoras de refeições, ficaram empolgadas com essa parceria. A tia Débora, que foi a quinta cadastrada no aplicativo, foi selecionada para preparar as refeições para a Netflix. Ela ficou tão feliz que colocou a logo deles nas embalagens da marmita. O que eu acho bonito é o cuidado, o carinho que ela teve. Por isso, eu reforço, nossa comida não vem de um lugar, nossa comida vem de uma família”, enfatiza.
Além da Netflix, a parceria com a Alelo foi um diferencial para o negócio. Segundo o empresário, o Eats For You foi o primeiro aplicativo do Brasil a aceitar cartão refeição online. “Nós somos um teste da Alelo, inclusive a nossa parceria é justamente por isso. A única empresa que tinha essa tecnologia, que agora outras já lançaram também, era a nossa, que foi desenvolvida por uma empresa de Cuiabá.”
De acordo com o analista do Sebrae/MT Tharley Teixeira, o diferencial para o sucesso do Eats For You é o conhecimento adquirido pelo empresário durante todo o processo de negócio, bem como o empenho em se aperfeiçoar. “Você percebe que ele é uma pessoa que tem conhecimento, é uma pessoa que estudou para ter esses insights, que ocorre por meio de um estofo de vivência. Quem está começando um negócio tem justamente essa dificuldade. É preciso ter entusiasmo, ter essa vontade de se informar e energia para correr atrás”.
O caminho do empreendedorismo tem ritos que determinam o sucesso e um deles é a preparação para ser dono do seu próprio negócio. “Temos enfatizado muito durante nossas palestras, orientando como tornar-se um microempreendedor individual (MEI), que é importante saber o que significa abrir uma empresa. É como um filho, você tem que cuidar dele. É muito importante mostrar que temos iniciativas genuínas em Cuiabá, em Mato Grosso. E esse é o exemplo de um negócio que começa aqui, está em São Paulo e poderá exponencializar para o mundo”, afirma.
Refeição é o setor que mais cresce
Na última década, o setor de food service, que engloba o mercado de alimentação fora de casa, cresceu na velocidade maior do que as taxas de crescimento do varejo alimentício, que é um setor de grande relevância para a economia nacional. De acordo com a pesquisa da Associação Brasileira das Indústrias de Alimento (ABIA), de 2006 a 2016 teve um crescimento médio de 14% ao ano, contra 11% do varejo.
Ainda segundo o Relatório Anual da ABIA, em 2017, a indústria de alimentação cresceu designadamente 4,6% com um ganho real no faturamento de 1,01%. Com isso, atingiu o número de R$ 642 bilhões.
Comentários