Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 15 de Novembro de 2018 às 10:22
Por: Ana Flávia Corrêa/GD

    Imprimir


Três casos de estupro e um de assédio sexual cometidos por condutores de moto-táxi e motoristas de aplicativo foram registrados de janeiro a julho de 2018. Os dados são da Coordenadoria de Estatística e Análise Criminal (Ceac), da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp).

No ano passado, entre janeiro e dezembro, também houve um registro de estupro envolvendo motorista de táxi, além de 2 casos envolvendo moto-taxistas e 2 casos envolvendo motorista de aplicativo.


Alguns relatos de mulheres que utilizam serviços de transporte particulares têm circulado nas redes sociais e gerado preocupação entre as usuárias do serviço. Nesta semana, uma passageira que não quis ser identificada divulgou ter sido abusada durante uma corrida de aplicativo.


De acordo com o delegado-adjunto da Delegacia de Mulher, Criança e Idoso de Várzea Grande, Cláudio Álvares Santana, é muito importante que as vítimas registrem os casos.


“O trabalho investigativo vai partir deste relato, e é fundamental ter a consciência de que o ato de encostar na vítima, qualquer parte do corpo, principalmente as regiões íntimas, configura estupro”.


Ele ressalta algumas orientações que precisam ser seguidas na hora de optar pelo transporte particular, especialmente nos casos de aplicativos que fornecem informações a respeito do motorista.


“É preciso checar o modelo do carro, placa, o nome do condutor e a foto. Se um desses dados estiver em desacordo com o mostrado pelo aplicativo, a recomendação é não entrar no veículo e comunicar o fato à empresa”, acrescenta.


Como recomendação, a Sesp alertou para os cuidados a serem tomados para inibir os possíveis novos casos, como compartilhar a localização em tempo real com algum conhecido e avisar às pessoas caso note em algo suspeito, além de prestar atenção às rotas tomadas pelo motorista.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/429243/visualizar/