Secretariado
Mauro deve abrir espaço para partidos; DEM se frustra sem Educação Dilmar Dal Bosco afirma que governador eleito tem compromisso de contemplar Adriano Silva
Depois de anunciar cinco nomes de sua estrita confiança para compor seu secretariado, o governador eleito Mauro Mendes (DEM) agora deve ouvir os partidos aliados antes de anunciar os demais nomes do primeiro escalão. Na próxima segunda-feira (06), o democrata irá se reunir com seu partido para definir se contemplará a sigla com alguma pasta.
Segundo o deputado estadual Dilmar Dal’Bosco (DEM), no encontro será explanado os perfis indicados pelo partido para participar do Governo. No entanto, ele lembra que o governador eleito terá que avaliar qual pasta estará disponível para o DEM.
“Teremos a reunião e vamos saber dele (governador) qual secretaria terá para oferecer ao partido. Temos vários nomes para apresentar, mas precisamos saber qual a Secretaria”, destacou o deputado em entrevista ao FOLHAMAX.
O deputado demonstrou surpreso com a permanência da atual secretária do governador Pedro Taques (PSDB), Marioneide Angélica Kliemaschewsk na Secretaria de Educação (Seduc). Isso porque, ele avalia que o partido contava com a indicação do suplente de deputado federal, Adriano Silva (DEM), que tem larga experiência na área da Educação, tendo sido reitor da Unemat.
“Tínhamos o Adriano que foi da Unemat e tem experiência na Educação. Por isso, precisamos aguardar qual das secretarias o Mauro quer a presença do DEM para indicar”, pontuou.
Dal Bosco afirma ainda que Mauro teria o “compromisso” de contemplar Adriano Silva, já que foi o governador eleito quem convidou o suplente para migrar para o DEM. “Ele convidou o Adriano para vim para cá (DEM). Então, tem este compromisso. Mas o perfil do Adriano era muito bom para Educação”, pondera.
O deputado espera que Mendes oficialize na próxima semana todo o secretariado e acredita que os partidos que estiveram presentes na aliança durante a campanha deverão ser contemplados. “O MDB, PSD,PDT e DEM ajudaram a eleger e precisam ser contemplados também. É preciso que ele decida logo, porque esses secretários precisam tomar pé da situação das secretarias para poder começar a trabalhar”.
SECRETÁRIOS ANUNCIADOS
Entre os secretários revelados por Mendes nesta quinta-feira (06), apenas um tem ligação política partidária por ser vereador. Trata-se de Gilberto Figueiredo (PSB) que antes de ser eleito parlamentar atuou como secretário de Educação do município de Cuiabá, quando o governador eleito era prefeito. No Governo do Estado, o vereador ficará a frente da Saúde.
Escolhida para a Secretaria de Educação, a professora Marioneide Angélica também trabalhou com Mauro Mendes em Cuiabá. Ela foi adjunta de Figueiredo na pasta e, com a saída dele para disputar as eleições, efetivada como titular da pasta.
Outro nome já conhecido do governador eleito é do o arquiteto Marcelo de Oliveira, o Marcelo Padeiro, que também foi secretário de Mendes na prefeitura. Ele assume a Secretaria de Infraestrutura.
O delegado da Polícia Federal, Alexandre Bustamante, anunciado na Secretaria de Segurança Pública, foi nomeado por Mauro Mendes como diretor da Arsec (Agência de Regulação dos Serviços Públicos de Cuiabá).
Já o escolhido para a Casa Civil foi o empresário Mauro Carvalho. Ele é compadre de Mendes e atua nos bastidores das campanhas do governador eleito desde o ano de 2008.
Comentários