Wellington e Jayme votam em Alcolumbre, Selma mantém voto reservado no Senado
Rodinei Crescêncio/Arte/Rdnews
Wellington e Jayme votam e Alcolumbre; Selma mantém sigilo
O senador Wellington Fagundes (PR) e Jayme Campos (DEM) devem votar em Davi Alcolumbre (DEM-AP) para presidência do Senado. Já Selma Arruda (PSL) mantém seu posicionamento reservado, alegando questão estratégica e, embora não garanta o voto no correligionário Major Olímpio (PSL-SP), descarta qualquer possibilidade de apoiar Renan Calheiros (MDB-AL).
A eleição para Mesa Diretora do Senado acontece na próxima sexta (1º). Antes, Jayme e Selma serão empossados para exercer a função nos próximos oito anos. Eleito em 2014, Wellington iniciará a conclusão da última metade do mandato.
Segundo Wellington, a definição do seu voto depende da conclusão da reformulação do Bloco Moderador que está sob sua liderança. Como o DEM está quase ingressando na composição, que deve ser definida momentos antes da eleição da Mesa Diretora, o voto em Davi Alcolumbre deve ser confirmado.
“Estamos em conversações. O PT está fora do Bloco Moderador, mas o DEM está ingressando na composição. Ainda existe a possibilidade do PSL ingressar, o que fará com que a candidatura do Major Olímpio seja considerada. Agora, o período é de muita conversa”, declarou Wellington ao .
Além de PR e PTB, outros dois partidos compõem o Bloco Moderador atualmente. São eles, PRB e PTC.
Jayme, por sua vez, reafirma sua fidelidade ao DEM. Por isso, garante o voto em Davi Alcolumbre caso a candidatura seja confirmada até o dia 1º. “Na Casas Legislativas, as candidaturas a presidência se definem momentos antes da votação. Se confirmando a candidatura do Davi Alcolumbre, que é correligionário do DEM, certamente terá o meu voto. Sou um homem de partido”.
Selma afirma que a posição dos senadores do PSL está sendo mantido em reservado por questão estratégica e não garante apoio ao Major Olímpio, que é do mesmo partido. Por enquanto, seu posicionamento se resume a descartar o voto no emedebista Renan Calheiros.
“Os senadores do PSL não vão votar em Renan Calheiros. Em quem vão votar, ainda mantém reservador por questão estratégica. Sendo o Major Olímpio ou outro nome de consenso, vamos votar naquele que vai favorecer a aprovação dos projetos de Jair Bolsonaro”, pontou Selma em live no Facebook, ressaltando sua fidelidade ao presidente da República.
Candidatos
Além de Davi Alcolumbre, Renan Calheiros e Major Olímpio, outros seis senadores são cotados para disputa à presidência. A lista inclui Simone Tebet (M DB-MS), Espiridão Amin (PP-SC), Tasso Jereissati (PSDB-CE), Álvaro Dias (Podemos-PR) e Ângelo Coronel (PSD-BA) e Reguffe (sem partido-DF)
Comentários