Agência fará vistoria em Manso e mais 12 barragens em MT Trabalho, segundo a Aneel, tem a intenção de evitar tragédias como a que ocorreu em Brumadinho (MG)
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) vai fiscalizar 13 barragens de usinas hidrelétricas em Mato Grosso classificadas como de "dano potencial alto". Uma delas é a do Manso, localizada na Estrada de Chapada dos Guimarães.
A medida, segundo a Aneel, tem a intenção de previnir tragédias como a que aconteceu em Brumadinho (MG), no dia 25 de janeiro, quando uma barragem desabou.
A fiscalização deve começar a partir do dia 12 deste mês e passará por 142 usinas em 18 Estados.
De acordo com um relatório da Aneel, o "dano potencial alto" refere-se às barragens com grande reservatório, existência de pessoas ocupando permanentemente a área às margens da barragem e se a área a ser afetada apresenta interesse ambiental relevante ou é protegida. Também inclui aquelas próximas de instalações residenciais, comerciais, agrícolas, industriais de infraestrutura e serviços de lazer e turismo na área que seria afetada em caso de acidente.
Também será inspecionada a regra operacional dos dispositivos de descarga da barragem e relatório de inspeção de segurança com análise e interpretação.
Em Mato Grosso, a inspeção será realizada em conjunto com a Ager (Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos Delegados).
Tragédia em Brumadinho
O rompimento de barragem em Brumadinho acendeu o alerta sobre reservatórios no Brasil, seja de rejeitos de mineração, seja de água.
A avalanche de lama e restos e mineração devastou parte de Brumadinho, localizada na região metropolitana de Belo Horizonte. Até o momento, 150 mortes foram confirmadas e o número de desaparecidos subiu para 182.
Veja as usinas que serão fiscalizadas a partir de maio:
Manso
Itiquira (Casas de Força I e II)
Primavera
Juína
Salto
São Lourenço
Ombreiras
Figueirópolis
Bocaiúva
Graça Brennand (antiga Terra Santa)
Pampeana
Juba 1
Poxoréu (José Fragelli)
Comentários