Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 25 de Fevereiro de 2019 às 17:05

    Imprimir


Empresas do ramo de biodiesel são investigadas. — Foto: Gcom/Assessoria
Empresas do ramo de biodiesel são investigadas. — Foto: Gcom/Assessoria

Quatro empresas do segmento de biodiesel estão sendo investigadas pelo suposto pagamento de propina a políticos em troca de concessão de benefícios fiscais do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS), entre os anos de 2012 e 2015.

O processo administrativo foi instaurado pela Controladoria Geral do Estado (CGE) e pela Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz).

A vantagem indevida teria sido paga em troca da redução de alíquota de ICMS por inclusão das quatro empresas no Programa de Desenvolvimento Industrial e Comercial de Mato Grosso (Prodeic).

O processo administrativo foi embasado no acordo de colaboração premiada do ex-governador Silval Barbosa e do ex-secretário de Estado Pedro Nadaf, nas declarações prestadas pelo ex-governador em oitivas realizadas no ano de 2018 na CGE, em inquéritos em andamento e concluídos pelo Ministério Público Estadual e pela Delegacia Fazendária (Defaz).

Ao final do processo de responsabilização, e depois de assegurados a ampla defesa e o contraditório, uma das eventuais penalidades é a aplicação de multa de até 20% do faturamento bruto das empresas no exercício anterior ao da instauração do processo e a reparação integral dos danos causados à administração pública. Outras sanções administrativas são: restrição ao direito de participar de licitações e de celebrar contratos com a administração pública.

Por causa do suposto envolvimento de agentes políticos nos fatos em questão, a CGE enviou cópia do relatório de investigação preliminar à Procuradoria Geral do Estado (PGE) e ao Ministério Público Estadual (MPE) para eventuais apurações de responsabilidade. Isso porque a CGE tem a competência de apurar a responsabilidade de agentes públicos, mas não de agentes políticos, como chefes do Poder Executivo Estadual e secretários de Estado não efetivos.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/430521/visualizar/