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Cidades/Geral
Terça - 30 de Abril de 2019 às 13:56
Por: Da Assessoria/Dieny Vieira

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O Secretário de Administração e Finanças de Vera, Roberto Carlos Dambros, explicou na manhã desta segunda-feira (29) as mudanças necessárias que foram realizadas sobre o Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) de 2019. Ao assumir a gestão em 2017 o IPTU do município estava muito defasado motivo pelo qual a atual Administração foi autuada pelo Tribunal de Contas do Estado para que realizasse as devidas adequações nos valores do IPTU.

Diante desse apontamento do TCE, a Administração realizou uma Audiência Pública em que poucos munícipes compareceram. Desta forma foi realizada uma avaliação dos imóveis. E em seguida o IPTU passou a receber os aumentos de forma parcelada em 2018 teve 25% de aumento. Em 2019 mais 25% e em 2020 terá ainda 20% de aumento para adequar o valor conforme o apontamento do TCE.

De acordo com o Roberto ainda houve mais mudanças. “Identificamos que muitas construções estavam com a metragem defasada. A metragem que estava no nosso banco de dados era uma e quando íamos em loco a metragem era outra. Ai o que fizemos, adotamos um sistema que muitos municípios vizinhos como Lucas do Rio Verde, Sorriso e Nova Mutum já usam que é o Geo-referenciamento. Então contratamos uma empresa e fizemos o levantamento da metragem das residências via geo-referenciamento que é o sistema por satélite que faz a medição da casa pela cobertura e tira uma imagem da fachada para identificar se a casa é de madeira ou de alvenaria. Então fizemos todas as essas correções e tivemos este aumento”, destacou Roberto.

Ainda de acordo com o secretário quando assumiu a secretária recebia no total do imposto cerca de 300 mil e mais 100 mil de taxa de lixo o que causava um déficit. Só de lixo a prefeitura gasta por ano cerca de R$ 600 mil reais. E o secretário de Administração tinha que tirar o restante do valor que faltava de outra pasta para poder pagar o valor da taxa de lixo.

“Então devido a todas essas incoerências que achamos, como a gente tem uma gestão séria. Que se preocupada em trabalhar com eficácia e com transparência. Fizemos todo este trabalho. No entanto como é um sistema que a gente lança em massa quero dizer aqui para os munícipes que ao pegar seu carnê se achar que o valor está alto que tem algo errado nos procure. Não precisam procurar a Câmara de Vereadores, por que o setor competente para tirar essas dúvidas é o setor de tributação da prefeitura. Então o cidadão pode procurar a prefeitura com seu carnê que se tiver algo errado nós vamos corrigir, sem nenhum problema. Vale lembrar que em 2018 foi encaminhada para Câmara de Vereadores de Vera uma lei complementar para que eles aprovassem o aumento do IPTU. Quero até parabenizar o vereadores que neste ato contamos com o apoio deles e eles agiram com responsabilidade. E quero lembrar o cidadão que todo valor que é arrecadado é investido de volta no município na saúde, na educação e melhorias para o cidadão de Vera”, conclui Roberto.





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