Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Quinta - 02 de Maio de 2019 às 16:51
Por: Da Assessoria/Stephanie Romero

    Imprimir


Cerca de 400 famílias moram na região rural do Cinturão Verde do bairro Pedra 90, em Cuiabá, muitas delas têm como fonte de renda a piscicultura, e neste ano ficaram prejudicadas com o cancelamento da 28ª edição do Programa Peixe Santo.

Essa foi a pauta discutida pelos deputados estaduais, Faissal (PV) e Carlos Avallone (PSDB), com o presidente do bairro Pedra 90, Marcos Baiano, nesta quinta-feira (02), na Assembleia Legislativa de Mato Grosso, durante a reunião da Frente Parlamentar para o Desenvolvimento do Vale do Rio Cuiabá.

De acordo com Marcos Baiano: “os piscicultores foram afetados financeiramente, eu não entendi a intenção por parte do Poder Público de retirar o sonho dos trabalhadores, que é vender o peixe durante a Semana Santa. Então, quando vemos que os parlamentares estão preocupados com a situação da região, ficamos felizes”.

Avallone parabenizou a iniciativa do Faissal, “assim que chegou à Assembleia, ele percebeu o vazio existente em relação à discussão da região do Vale do Rio Cuiabá, então propôs a Frente Parlamentar, e nos convidou para estarmos juntos. Hoje estamos vendo a situação do Cinturão Verde, que é um local populoso, e que sofre com a falta de projetos”.

O assessor parlamentar Bolanger José de Almeida avalia a necessidade de realizar projetos casados, ou seja, a produção já deve ter uma destinação definida.

“Precisamos levantar a demanda e a solução, quais as dificuldades para a produção dos peixes, e para quem podemos vender, se é escolas públicas utilizarem na merenda escolar, para o mercado local ou exportação. Caso seja necessário, podemos até realizar uma audiência pública”, analisa Bolanger.

Faissal ressalta que um dos objetivos da Frente Parlamentar, da qual é o presidente, é fomentar a agricultura familiar, mas para isso todo agricultor precisa ter garantia de que os seus produtos sejam comercializados, para garantir o sustento da família.

“Devemos trabalhar de forma integrada. Verificar a condição das cadeias produtivas, além da piscicultura, a região também pode produzir leite, mel e hortigranjeiro. O segundo passo é dar condições de trabalho, analisar se eles precisam de incentivos fiscais ou equipamentos. E por último, ampliar o mercado consumidor com feiras orgânicas, exportação, vendas em supermercados, e até buscar indústrias que tenham interesse em se instalarem na região”, conclui.

Frente Parlamentar

A Frente Parlamentar para o Desenvolvimento do Rio Cuiabá será oficializada no próximo dia 06 de maio, às 8h no auditório Deputado Milton Figueiredo, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso.

A medida visa garantir condições técnicas e políticas para a geração de trabalho e renda dos 13 municípios que compõem o Consórcio do Vale do Rio Cuiabá, buscando seu desenvolvimento e igualar a arrecadação e a qualidade de vida das pessoas de outras regiões do Estado.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/431413/visualizar/