Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 26 de Junho de 2019 às 09:24
Por: Wellington Sabino/Folha Max

    Imprimir


A Lei Maria da Penha (nº 11.340/2006) que protege mulheres em situação de violência doméstica e familiar está em vigor há 13 anos, sofreu alteração no mês passado autorizando a concessão de medida protetiva de urgência por juiz, delegado ou policial, mas ainda não é suficiente para impedir que mulheres de diferentes classes sociais e profissões diversas continuem sofrendo ameaças, agressões físicas e psicológicas que às vezes resultam em lesões corporais e até feminicídios.

No município de Juruena (912 km de Cuiabá), a prefeita Sandra Crozetta (PROS), de 37 anos, é um exemplo dessa triste realidade. Ela registrou um boletim de ocorrência na Polícia Civil, acionou o Judiciário e obteve uma medida protetiva contra o ex-marido Bernardinho Crozetta, de 51 anos.

Não bastasse o fato de a mulher que ocupa o cargo de maior autoridade no Município ser vítima de violência doméstica, o próprio agressor já ocupou a mesma função. Bernardinho é ex-prefeito de Juruena e também é conhecido por seu histórico de agressões e ameaças, inclusive, contra outras pessoas.

FOLHAMAX apurou que a prefeita procurou a Polícia Civil no dia 10 de maio deste ano e registrou um boletim de ocorrência contra o ex-marido relatando ser vítima de ameaças. Em posse documento policial, ela acionou a Justiça que concedeu medida protetiva à gestora. Ou seja, com a determinação judicial ex-prefeito está proibido de se aproximar da vítima ou frequentar o mesmo ambiente que ela.

Processos que envolvem violência doméstica tramitam sob segredo de Justiça de modo que não foi possível averiguar quais são foram as determinações impostas ao agressor e nem quais fatos são relatados nos autos. Existem informações de que, há cerca de dois anos, ela teria registrado outro boletim de ocorrência contra ele.

Conforme apuração do FOLHAMAX junto a fontes que moram em Juruena, o ex-prefeito não estaria aceitando a separação, cuja iniciativa teria partido da prefeita. “Ela queria separação e ele não aceitava, não queria sair da casa, mas o relacionamento não estava mais dando certo”, relatou uma fonte ouvida pela reportagem. “Comenta-se na cidade que ele ameaça ela”, diz outro morador.

No município de 15,3 mil habitantes, o episódio de violência doméstica sofrido pela prefeita já é de conhecimento público, mas ninguém sabe ao certo, se houve ou não agressão física. Dentre os relatos que circulam entre os moradores, há versões dizendo que "Bernardinho Crozeta teria espancado a prefeita Sandra Crozetta que está sob medida protetiva".

A Polícia Civil confirmou à reportagem que a prefeita registrou um boletim de ocorrência relatando ameaças por parte do ex-marido. No entanto, a PJC não repassou quaisquer outros detalhes, como por exemplo, se existe ou não alguma investigação em andamento contra o acusado. Ou se ficou somente no registro da ocorrência e depois o Judiciário assumiu o caso.

HISTÓRICO DE VIOLÊNCIA E MÁ GESTÃO

Juruena, Bernardinho crozetta

O ex-prefeito Bernardinho Crozetta já foi detido outras vezes por ameaças, agressões, porte ilegal de arma e responde diversas várias ações por improbidade administrativa na Justiça de Mato Grosso.

No site do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), também é possível constatar a existência de um processo tramitando desde dezembro de 2018 na Vara Única de Cotriguaçu no qual Bernardinho aparece como indiciado e outras cinco pessoas estão na condição de vítimas. Consta nos autos que o assunto do inquérito é disparo de arma de fogo e invasão de domicílio.

Em setembro de 2012 o então deputado estadual Ezequiel Fonseca (PP) apresentou na Assembleia Legislativa um requerimento à Mesa Diretora para que encaminhasse requerimento ao governador e ao secretário estadual de Segurança Pública apontando a necessidade de se investigar denúncias de agressão e violência que envolviam Bernadinho Crozetta, na época prefeito de Juruena. Bernardinho Crozetta agrediu uma equipe de TV que fazia uma reportagem para mostrar a péssima qualidade da água no Município.

Galeria de Fotos





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/432071/visualizar/