Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 20 de Agosto de 2012 às 16:47

    Imprimir


A diretora do escritório da Organização Internacional do Trabalho (OIT) no Brasil, Laís Abramo, vai participar de uma audiência com o governador de Mato Grosso, Silval Barbosa, no dia 23 de agosto, às 14h. Na ocasião, será assinado um memorando de entendimento entre o Governo do Estado, OIT e Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE/MT) para a realização do Seminário Internacional de Boas Práticas do Trabalho Decente em março de 2013. A intenção do evento é estimular a cooperação entre os países da América.

A agenda da diretora em Mato Grosso contempla ainda a apresentação do relatório desenvolvido pela OIT sobre os avanços dos indicadores do trabalho decente no Estado, entre 15h e 16h, também no dia 23. No período da manhã, Laís Abramo também participa da audiência com a secretária de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas), Roseli Barbosa, e o representante da Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan), às 10h, no gabinete da Setas. O encontro abordará a reativação do Comitê Estadual do Trabalho Decente em MT e o diagnóstico do Trabalho Infantil no Estado.

Segundo o relatório que será apresentado durante a visita, entre 2008 e 2011, 13.841 trabalhadores foram resgatados de situações de trabalho análogo ao de escravo pelo Grupo Especial Móvel de Fiscalização. A região Centro-Oeste respondia pelo maior número de pessoas libertadas (3.592) nesse período (260% do total nacional). A existência de política ou ação de combate ao trabalho forçado era significativamente mais frequente entre os municípios das regiões Nordeste (24,7% do total) e Norte (21,6%) comparativamente às demais regiões: Sudeste (9,4%), Sul (10,4%) e Centro-Oeste (16,3%).

O superintendente regional do Trabalho e Emprego em Mato Grosso, Valdiney Antônio de Arruda, que também é coordenador do Fórum Estadual de Erradicação do Trabalho Infantil (FEPETI-MT), ressalta que o relatório também analisou o contexto do trabalho infantil, que é um dos eixos da Agenda do Trabalho Decente. Segundo o estudo, houve redução da exploração da mão de obra infantil, mas a incidência ainda é elevada em algumas unidades federativas. O número de crianças e adolescentes ocupados entre cinco e 17 anos de idade reduziu em 1,05 milhão entre 2004 e 2009, passando de 5,3 milhões para 4,2 milhões.“Em termos percentuais, a incidência do trabalho infantil e adolescente nesse grupo etário reduziu de 11,8% para 9,8%”, acrescenta.

Sobre a diretora da OIT – Laís Abramo é socióloga, mestra e doutoranda em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP). É diretora do Escritório da Organização Internacional do Trabalho (OIT) no Brasil desde maio de 2005. Atuou como especialista principal da OIT para América Latina em temas de gênero e trabalho (1999-2005) e como especialista em emprego, políticas sociais e desenvolvimento econômico local do Instituto Latino-Americano e do Caribe de Planificação Econômica e Social - ILPES (1995-1998). Trabalhou no Programa Regional de Emprego para América Latina e o Caribe e na Equipe Multidisciplinar da OIT em Santiago do Chile (1988-1994). Foi professora da Universidade Católica de São Paulo e pesquisadora de várias instituições nacionais e internacionais.

 

Serviço

 

O que: Participação da diretora da OIT, Laís Abramo, na audiência com governador de Mato Grosso

 

Quando: Dia 23 de agosto (Quinta-feira), às 14h

 

Onde: Gabinete do governador, Silval Barbosa

 

Por que: Assinatura de um memorando de entendimento para a realização do Seminário Internacional de Boas Práticas do Trabalho Decente






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/43218/visualizar/