Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 16 de Novembro de 2013 às 15:45

    Imprimir


Fundada em 1983, na cidade de Florestópolis, Paraná, pela médica sanitarista e pediatra, Dra. Zilda Arns Neumann, e pelo então Arcebispo de Londrina, hoje cardeal emérito, Dom Geraldo Majella Agnelo. A Pastoral da Criança hoje se faz presente em todos os estados brasileiros e em outros 21 países da África, Ásia, América Latina e Caribe, a Organização Não Governamental (ONG), que conta com milhares de voluntários espalhados pelos rincões brasileiros, denominada Pastoral da Criança, esta presente nas comunidades para agir na promoção da Saúde e do desenvolvimento integral de gestantes, crianças e suas famílias.


 
No município de Nova Marilândia, as líderes voluntárias da Pastoral da Criança, realizam 03 atividades no mês: Visita Domiciliar, Dia da Celebração da Vida e Reunião de Reflexão e Avaliação (RRA), acompanhando cerca de 146 crianças de 0 a 6 anos de idade.


 
O trabalho realizado pelas voluntárias atingiu a marca de 100%, e recebeu destaque da organização estadual, ficando em 1º Lugar no Estado de Mato Grosso, no atendimento as crianças de 0 a 6 anos.


 
A Coordenadora Local Osmarina Dalfior, que é a Secretária Municipal de Assistência Social da Prefeitura de Nova Marilândia, creditou a classificação ao trabalho comprometido das líderes pastorais, que não medem esforços para visitar as casas e orientar as famílias, o que tem garantido ótimos resultados.


 
“O líder voluntário se dedica com prazer, objetivando proporcionar qualidade de vida a essas crianças, justamente porque eles têm a oportunidade de conversar tranquilamente com a gestante, os pais e familiares da criança” contou.


 
Ela disse ainda que com esse procedimento, as líderes conhecem melhor a situação de vida e as necessidades das famílias, e de posse de informações importantes promovem ações no sentido de ajuda-las e contribuir para o desenvolvimento das crianças.


 
“Existe um dia para avaliarmos esse trabalho e comemorar os resultados animadores, e é nesse dia que as crianças são pesadas, e podemos aferir o trabalho aplicado em cada família” destacou Osmarina.


 
A Pastoral da Criança é um organismo de ação social da Conferência  Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), e atua orientando e acompanhando as famílias vizinhas em ações básicas de saúde, educação, nutrição e cidadania tendo como objetivo o desenvolvimento integral das crianças.


 
O prefeito Wener Santos, enfatizou a importância da pastoral para evitar mortes materno-infantis e que todas as crianças, mesmo as mais vulneráveis, possam viver num ambiente favorável ao seu desenvolvimento, crescendo com saúde.


 
“Essas pessoas fazem um grande trabalho para a sociedade, evitando inclusive muitas mortes, promovendo dignidade na vida das gestantes, acompanhando-as desde o inicio da gravidez, com orientações importantes” elogiou.


 
Santos classificou o trabalho de orientação das gestantes sobre a importância do pré-natal, de um parto de qualidade, do alojamento conjunto e do aleitamento materno, são fundamentais para as crianças nascer e crescer com saúde.


 
O trabalho trimestral de acompanhamento da gravidez, avaliam o desenvolvimento do bebê no útero, as queixas mais comuns das mamães, os sinais de risco e o preparo para o parto e pós-parto, dando inclusive apoio psicológico, provocando uma melhora na autoestima das mulheres atendidas. 





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/4324/visualizar/