Semana de aprendizagem
Jovens vulneráveis são preparados para ingressar no mercado formal de trabalho em MT Oficina de iniciação profissional foi realizada pela Superintendência Regional do Trabalho de Mato Grosso em parceria com o Sistema S e a Rede Cidadã
Fábio*, 17 anos, trabalha a noite inteira como chapeiro em uma lanchonete. Cansado, dorme durante o dia para recuperar o sono, o que atrapalha seus estudos. São para cerca de 100 jovens como este que o Projeto Inserção de Aprendizes no mercado de trabalho da superintendência Regional do trabalho em Mato Grosso (SRTb/MT), em parceria com o Senai e a Rede Cidadã, ofereceu esta semana oficinas de iniciação profissional.
As oficinas, de acordo com a Auditora-Fiscal do Trabalho (AFT) Luiza Fachin, coordenadora do Projeto inserção de aprendizes da SRTb/MT, fizeram parte da programação da Semana Nacional da Aprendizagem 2019 e contemplaram jovens atendidos pela Unidade Rede Cidadã da Polícia Militar e pelo Conselho Tutelar com idade entre 14 e 18 anos.
“São jovens em estado de vulnerabilidade social que serão orientados e preparados para ingressar no mercado de trabalho de forma legal através da Aprendizagem Profissional”, ressalta Luiza Fachin.
As oficinas foram ministradas pelo Senac e pelo Senai nos dias 20 e 21 de agosto nos períodos matutino e vespertino na sede do Rede Cidadã, anexa ao Cisc do Planalto, e duas na Igreja Batista Sião, no bairro Nova Esperança, região do Pedra 90, em Cuiabá.
Durante a oficina os jovens desenvolveram competências para elaborar um bom currículo, se portar adequadamente em uma entrevista de emprego, bem como habilidades de autoconhecimento e convívio em grupo. “Eles saíram da oficina com a vivência para que possam buscar um emprego formal”, pontua a instrutora do Senai Vânia Lourenço de Oliveira.
Luiza Fachin explica que a Aprendizagem é um contrato especial de trabalho ajustado por escrito e por prazo determinado de no máximo 2 anos, em que o empregado é submetido a uma formação técnico-profissional metódica , com etapas teóricas e práticas, estabelecidas em programa de aprendizagem formatado e sob responsabilidade de entidades especializada em formação profissional.
“Um jovem aprendiz é alguém que está estudando ou que já finalizou o Ensino Médio, mas ainda não tem experiência profissional. Ele tem a oportunidade de iniciar sua vida profissional de forma adequada, fazendo uma transição tranquila e saudável do mundo escolar para o mundo do trabalho”, detalha a Auditora-Fiscal do Trabalho.
Por meio da Aprendizagem, acrescenta ela, o jovem recebe uma profissionalização e assim é preparado para que sejam absorvidos no mercado de trabalho de maneira legal e formal.
Tenente Anderson Przybyszewssky Silva, coordenador ajunto da Rede Cidadão, da Polícia Militar de Mato Grosso, destacou a importância da parceria com a SRTb/MT e o Senai, para a realização da oficina.
“Nós temos aqui jovens que vivem em situação de risco e vulnerabilidade social que precisam ser inseridos no mercado de trabalho. Essa parceria com a superintendência e o Senai é de extrema relevância para mostrar que o Estado está buscando meios de tirar o jovem da informalidade”, afirmou.
Neste sentido, o Tenente Anderson Silva adiantou que a Rede Cidadã está planejando buscar no comércio local uma parceria para que esses jovens sejam absorvidos no mercado de trabalho. “Nosso maior objetivo é que o jovem seja inserido na sociedade como cidadão”, concluiu.
Semana Nacional
A semana Nacional da Aprendizagem 2019, realizada pela Seção de Inspeção do Trabalho da SRTb/MT, Comissão para Erradicação do Trabalho Infantil da Justiça do Trabalho - MT e Ministério Público do Trabalho – MPT, ocorreu de de 19 a 23 de agosto e foi aberta com uma audiência pública na sede do Tribunal Regional do Trabalho (TRT/MT).
“A Semana Nacional de Aprendizagem é um momento para se discutir sobre o Instituto da Aprendizagem Profissional, esclarecendo as dúvidas, ressaltando a importância do programa na profissionalização dos jovens e estimulando as empresas a cumprirem com sua obrigação legal”, pontua a AFT Luiza Fachin.
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