Terminou nesta sexta-feira (17) o protesto de aproximadamente 2,5 mil caminhoneiros no terminal ferroviário do município de Alto Araguaia, localizado a 426 km ao sul de Cuiabá. A categoria, que reivindica melhores condições de trabalho, iniciou a manifestação na quinta-feira (16) interrompendo as atividades na estação de descarga.
A mobilização resultou no congestionamento de veículos de aproximadamente 40 km na BR-364. A pista estava interditada nos dois sentidos. De acordo com o com o assessor jurídico do Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários de Rondonópolis, Silvio Nascimento, as empresas que fazem o embarque da produção se comprometeram a pagar R$ 0,90 por tonelada/hora após 10 horas de chegada do veículo para descarregamento.
O acordo foi firmado durante uma audiência. Conforme a ata do encontro, a ALL se comprometeu a apresentar perante o Ministério Público do Trabalho um estudo de viabilidade para diminuição do fluxo de veículos no terminal ferroviário de Alto Araguaia, no prazo de 20 dias. A empresa ainda prometeu entregar senhas para todos os trabalhadores que se encontram na BR-364, próximo ao terminal ferroviário. Em relação às condições de trabalho, o MPT irá analisar a documentação apresentada e adotar as medidas cabíveis em vista de suas atribuições.
Reivindicação
Os motoristas querem mais agilidade no descarregamento das cargas. "A nossa reivindicação começou porque desde terça-feira não havia vagões e somente ontem isso foi normalizado. Mas também estamos brigando por outras causas trabalhistas", informou ao G1 o assessor jurídico do Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários de Rondonópolis.
A categoria ainda reclama da falta de estrutura no terminal para o atendimento aos trabalhadores. "No local onde fica o restaurante tem um esgoto a céu aberto. Devido à espera para descarregar, pedimos também o pagamento da estadia dos motoristas para que possam descansar enquanto aguardam o descarregamento", acrescentou Nascimento.
Em nota, a ALL disse que vem ampliando suas operações nos terminais do estado e aumentou a capacidade de 400 para mais de 1.300 caminhões descarregados por dia, incluindo a nova operação no terminal da Cargill. Quanto aos outros ajustes, como as diárias, a ALL disse que as negociações competem ao próprio sindicato da categoria e às tradings que contratam o transporte rodoviário.
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