Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 25 de Setembro de 2019 às 14:17
Por: Jessica Bachega/Gazeta Digital

    Imprimir


Atualizada às 12h Após longa espera por remédio para combater o câncer que tomava conta de seu pequeno corpo, Enzo Gabriel,5, morreu na noite de segunda-feira (23). Ele passou mal, na manhã daquele dia e foi internado. Porém, não resistiu e partiu às 20h50.

A informação foi confirmada pela mãe no menino, Laryssa Tuany Ramos, que vendia rifas para comprar o medicamento, pois o Sistema Único de Saúde (SUS) não o fornece para menores de 18 anos. A mulher havia acionado a Justiça para que conseguisse o tratamento para o filho, mas a decisão que obrigava o fornecimeno do remédio só saiu na segunda. Como estava com a imunidade muito baixa, ele foi internado para se recuperar.

"Mas infelizmente o quadro dele se agravou muito rápido. Ele chegou a ser transferido pra UTI da Santa Casa, porém assim que chegou teve uma parada e não conseguiram reanimar", disse a mãe ao Gazeta Digital.

Há um ano e meio, o Enzo foi diagnosticado com tumor de Burkkit. Segundo O Manual MSD, “o linfoma de Burkitt cresce e se espalha rapidamente, com frequência em direção à medula óssea, ao sangue e ao sistema nervoso central. Quando ele se espalha, se desenvolvem com frequência fraqueza e fadiga. Grandes quantidades de células de linfoma podem se acumular nos linfonodos e nos órgãos abdominais, causando inchaço. As células de linfoma podem invadir o intestino delgado, o que resulta em bloqueio ou hemorragia”.

Conforme a mãe, o menino precisava fazer uso do medicamento Rituximab/Mabthera por três ciclos, porém o SUS só fornece o remédio para maiores de 18 anos. Assim, a família teria que comprar o produto, que custa cerca de R$ 10,2 mil por ciclo.

Para conseguir o dinheiro, ela fazia rifa, mas o menino foi internado antes que começasse a medicação. O sorteio seria no dia 23 de outubro.

Havia dois meses que Enzo não fazia a quimioterapia e o linfoma é de um tipo que se alastra muito rápido.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/433224/visualizar/