Situação das Unidades do INDEA do estado preocupa o deputado Brunetto
Segundo relatório do gerente regional da Unidade do Instituto de Defesa Agropecuária- Indea em Alta Floresta a situação das ULE _ Unidades locais de execução subordinadas à regional são preocupantes. O deputado Ademir Brunetto (PT) tomou conhecimento dos problemas estruturais (infraestrutura, manutenção e pessoal) em visita que realizou no inicio deste mês em algumas unidades do norte mato-grossense e cobrará da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (SEDRAF) e ao governador do estado Silval Barbosa medidas urgentes e necessárias ofereçam condições mínimas aos funcionários para que possam proporcionar um atendimento regular e qualificado aos produtores da região.O caso mais grave, segundo o parlamentar é o do município de Paranaíta que dispõe de apenas um funcionário para atender aquela unidade. Contudo, situação semelhante se repetem em outras unidades.
Brunetto detectou que as condições das instalações físicas para a execução dos trabalhos exercidos pelos servidores do Indea beiram ao estado caótico. “São unidades sem manutenção há vários anos. Unidades com vazamento de água, instalações elétricas ultrapassadas, forros internos desabando, servindo de abrigo para morcegos, ratos e pássaros. Observei que o sistema de controle informatizado está ultrapassado e obsoleto, dificultando os trabalhos. Há falta de móveis em algumas unidades, em outras, os mesmos estão velhos e quebrados. A frota de veículos não sofre manutenção constante, ocasionando danos mecânicos maiores e oferecendo risco de vidas a quem os utiliza. Além disso, as frotas de veículos apresentam falta de manutenção e consequentemente condições inapropriadas para uso”, informou indignado o parlamentar
De acordo com o deputado se o governo não tomar medidas urgentes para solucionar os problemas apontados deverá a categoria através da presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário e Pecuário do Estado de Mato Grosso Sintap-MT, promover manifestações nas unidades e até resultar em paralisação das atividades. “Há tempos os funcionários estão alertando sobre os problemas nas unidades, todos do governo estão cientes dos problemas e vêem expondo as suas necessidades. Desde o inicio do ano a categoria está aguardando uma decisão, contudo até agora nada foi feito”.
Em visita ao deputado Brunetto, a presidente do Sintap- MT, Diany Dias relatou “os funcionários estão desempenhando sua funções heroicamente mesmo sem condições de trabalhar. Ela explicou ainda que além da falta de recurso físico os servidores lidam diariamente com a insuficiência de recursos humanos, cujo quadro funcional em média 532 servidores, insuficiente para levar atendimento de qualidade à população (ideal seria 1500), o que impossibilita a execução dos serviços com a qualidade necessária e às vezes incapacitando a sua execução propriamente dita pela falta de servidor. “A melhoria da qualificação dos servidores através de cursos e treinamentos foi praticamente abolida para a maioria dos servidores, o que diminui a capacidade de prestação de serviço adequado, destacou”.
Uma das opções que o deputado Brunetto diz que precisa ser avaliada é a descentralização visto que, as mazelas em sua maioria se originam pelo engessamento causado pelo vinculamento ao núcleo agropecuário, onde são suprimidas as decisões administrativas e retiradas a autonomia financeira. Isso é fundamental para o cumprimento dos objetivos do Indea.
Comentários