Despejo irregular
MPE investiga cervejaria em Cuiabá por promover poluição em rios Louvada alega que atende as normas sanitárias no despejo de seus produtos
O Ministério Público do Estado (MP-MT) instaurou um inquérito civil para investigar supostos crimes ambientais da cervejaria Louvada, localizada em Cuiabá. A organização estaria despejando os rejeitos da produção na rede fluvial da Capital.
De acordo com informações, o inquérito civil – assinado no último dia 14 de outubro pelo promotor de Justiça Marcelo Caetano Vacchiano -, foi instaurado após denúncia da Associação de Moradores do Residencial Cláudio Marchetti.
O MP-MT informa que a Louvada chegou a ser notificada sobre os supostos crimes ambientais pela prefeitura de Cuiabá. Os fiscais voltaram ao estabelecimento – que não providenciou um plano para tratar os rejeitos -, o que fez com que a cervejaria fosse multada.
O órgão ministerial também revela que pediu explicações a prefeitura de Cuiabá – que não respondeu ao MP-MT. Uma audiência foi designada para o dia 11 de fevereiro de 2020 com os representantes da Louvada.
Em nota, a Louvada se defendeu dizendo que trata os rejeitos de sua produção “de acordo com as exigências sanitárias”.
Confira abaixo o texto na íntegra:
NOTA DE ESCLARECIMENTO
Em relação à denúncia de que a Cervejaria Louvada estaria lançando irregularmente seus rejeitos na rede fluvial, asseguramos que todo o processo é realizado de acordo com as exigências sanitárias e ambientais dos órgãos competentes.
Durante a fiscalização realizada na fábrica, a Cervejaria Louvada apresentou toda a documentação necessária que comprova sua regularidade, não sendo constatada nenhuma falha por parte da empresa. A denúncia, portanto, não possui fundamento.
Comentários