Governo federal premia 4 mestres da cultura popular em Mato Grosso
O governo federal, através do Ministério da Cultura, premiou 4 mestres de Mato Grosso que fortalecem e dão visibilidade para a cultura popular e tradicional do estado. Cada um irá receber R$ 20 mil. No país foram 150 homenageados.
Criado em 2007, o prêmio Culturas Populares está em sua sétima edição. Em 2019 foram mais de 12 mil inscrições de pessoas, grupos e entidades sem fins lucrativos que se dedicam à cultura popular nacional. Nessa edição foram R$ 5 milhões em prêmios.
Os concorrentes foram avaliados com notas até 100 em quesitos como abrangência e manifestações culturais preservadas pela iniciativa, além do diálogo com a comunidade.
Terceira maior nota do país, o artesão de viola de cocho Alexandre Paes de Oliveira, de Cuiabá, se classificou com 96,5.A segunda premiada de Mato Grosso foi a mestre e tecelã Lucinei Antônio Pereira, de Várzea Grande, com nota 84,5.
Paulino Alvino das Neves, que confecciona violas de cocho, e o empresário Edney Santana dos Santos, ambos de Várzea Grande, também consta na lista de premiação.
Comentários