Comércio 2019
Volume de vendas acumuladas no Estado supera média nacional
As vendas no comércio varejista de Mato Grosso registram alta de 3,6% no acumulado de janeiro a setembro. O volume supera a média nacional, em 1,3%, apurada em igual período, e é o maior do Centro-Oeste. Os dados fazem parte da pesquisa mensal sobre o setor divulgada ontem, pelo IBGE.
Nessa comparação, os estados da região fecharam o período com crescimento de 1% em Mato Grosso do Sul e de 0,2% em Goiás e houve perda de -0,1% no Distrito Federal.
Na comparação mensal e na anual os saldos apurados em Mato Grosso também superam a média registrada pelas vendas do comércio no País. Na passagem de agosto para setembro houve alta no volume de vendas de 1,8% no Estado, sendo o 8º maior crescimento entre os estados do país. A média nacional para o mesmo período foi de crescimento de 0,7%. Já em relação ao saldo de setembro do ano passado, Mato Grosso passou para a 5ª posição, com expansão de 6,9%, enquanto no Brasil a alta foi de 2,1%.
Na comparação com setembro de 2019, o varejo teve resultados positivos em 22 das 27 Unidades da Federação, com destaque para Minas Gerais (7,7%), Rondônia (6,3%) e Espírito Santo (4,0%). Por outro lado, pressionando negativamente, figuram cinco das 27 Unidades da Federação, com destaque para Amapá (-1,4%) e Maranhão (-1,3%).
Frente a setembro de 2018, a variação das vendas do comércio varejista nacional mostrou resultados positivos em 16 das 27 Unidades da Federação, com destaque para Amapá (21,3%), Amazonas (12,5%) e Tocantins (9,7%). Por outro lado, pressionando negativamente, figuram 11 das 27 Unidades da Federação, com destaque para Sergipe (-4,8%), Rio Grande do Sul (-3,8%) e Rondônia (-3,7%). Quanto à participação na composição da taxa do varejo, veio de São Paulo (2,3%), Minas Gerais (6,4%) e Santa Catarina (9,6%) os principais impactos positivos.
Comentários