Alimentos
Mercado do Porto funciona com horário reduzido de atendimento Nesse momento de combate ao Covid-19, apenas 75 comerciantes estão trabalhando
O Mercado do Porto, em Cuiabá, está funcionando com horário reduzido de atendimento e permissionários, a fim de evitar aglomeração evitando a propagação do novo Coronavírus.
Nesse momento de combate ao Covid-19, apenas 75 comerciantes estão trabalhando.
Em virtude das medidas adotadas pela Prefeitura de Cuiabá, estabelecidas no Decreto Municipal de 7.849, publicado e sancionado pelo prefeito Emanuel Pinheiro, que prevê medidas preventivas e emergenciais, restringindo a abertura do comércio, no enfrentamento ao coronavírus, o Mercado do Porto está aberto com atendimento ao público.
A restrição não atingiu o mercado por ser um local que oferece serviços essenciais no ramo de alimentos.
Apenas alguns permissionários estão trabalhando, pois, além da comercialização de frutas, verduras e outros artigos alimentícios, também abastecem hospitais, mercearias, açougues, e restaurantes, além do atendimento delivery.
O Mercado Porto conta, atualmente, com 149 permissionários.
A secretária de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Débora Marques, explica que o local se mantém aberto, seguindo todas as recomendações da Organização Mundial de Saúde, como horário reduzido, controle de entrada de pessoas para evitar aglomerações.
“Todos os permissionários foram orientados a seguir as formas de prevenção, importância da higienização, lavando as mãos com bastante frequência e se possível fazer uso do álcool gel e deixar disponível para os clientes”, destacou.
Como uma das orientações foi a redução do horário de funcionamento, de terça a sexta-feira, das 5 às 15h; aos sábados, das 5 às 14h; e nos domingos, o horário de funcionamento é das 5 às 12h.
Nas segundas-feiras, o mercado fica fechado para higienização do ambiente e das barracas.
“Percebemos uma queda de 60% no fluxo de pessoas no local. Isso demonstra que a população está seguindo com o dever de casa, massificado pelo prefeito Emanuel Pinheiro para quem puder ficar em casa”, disse a secretária.
Essa determinação seguirá até o dia 5 de abril, podendo ser prorrogado por tempo indeterminado.
REFORMA- O Mercado do Porto passa por reforma.
Os trabalhos estão sendo executados com os permissionários trabalhando, a fim de não causar prejuízos aos comerciantes.
A Prefeitura de Cuiabá disponibilizou estruturas provisórias aos permissionários de bares e restaurantes realocados, por conta da obra revitalização.
Foi assinada uma ordem de serviço para a retomada dos trabalhos no ano passado, orçada em R$ 2.548.017,77 e está sendo executada pela Secretaria de Obras Públicas juntamente com a empresa vencedora da licitação.
Comentários