Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 07 de Abril de 2020 às 11:15
Por: Da Assessoria

    Imprimir


Após a confirmação de dois casos de coronavírus (covid-19) em São José dos Quatro Marcos (300 km a oeste da capital), no sábado (4), o deputado estadual Dr. Gimenez (PV), que é médico, pediu calma à população e repassou orientações preventivas para evitar a proliferação da doença. Higienização e isolamento social são fundamentais neste momento.

A região oeste já tem quatro pacientes com a covid-19, dois deles com confirmação hoje (06); um deles é um homem de 82 anos que está internado no Hospital São Luiz e a esposa dele, de Cáceres. Como integra o grupo de risco, o parlamentar, que tem 68 anos, está trabalhando de casa desde o dia 19 de março. Conforme recomendação da Assembleia Legislativa para atuação home office, o Dr. Gimenez participando das sessões e reuniões on-line, algo inédito na Casa de Leis.

“Como médico, sou comprometido com a saúde das pessoas. Trabalhei mais de 40 anos na região oeste, por isso, venho repassando informações corretas e buscando tranquilizar as pessoas. Ainda participo ativamente das votações e discussões junto dos colegas parlamentares, tudo sem sair de casa, para me proteger de um possível contágio como recomenda a Organização Mundial de Saúde [OMS]”.

Os pacientes positivos para o coronavírus em São José Quatro Marcos estão sendo acompanhados por profissionais de saúde e em isolamento domiciliar. O outro paciente permanece internado e em acompanhamento. Para que a doença não se prolifere rapidamente, o deputado pede a colaboração dos moradores, para que adotem uma nova rotina de cuidados, que são simples, como lavar bem as mãos com água e sabão.

“Se não tiver álcool em gel, você pode usar tranquilamente sabão e água, esfregar bem, mais de 20 segundos, use a máscara ao sair, de pano mesmo para quem não é profissional da saúde, evite aglomerações, mas se tiver que ir ao supermercado, banco ou outro lugar com muitas pessoas, mantenha uma distância de segurança, use a máscara e ao chegar em casa faça todo procedimento de higiene, isso é importante para proteção da sua família”, recomenda.

Indicações parlamentares - O deputado já solicitou ao governo do estado para estruturar a rede de atendimento na região, que possui 22 municípios e uma população superior a 300 mil habitantes. Quatro indicações já foram apresentadas por Dr. Gimenez, como a aquisição de ventiladores pulmonares para as unidades da região, Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para profissionais da saúde, que incluem máscaras, óculos, álcool em gel 70%, toalhas de papel, luvas, máscaras, etc.

Também apresentou nesta segunda-feira (06) demanda ao executivo estadual de cestas básicas, com a indicação de inclusão de álcool em gel, máscaras e sabão em barra (kit prevenção), para os municípios: São José dos Quatro Marcos, Glória D´Oeste, Mirassol D´Oeste, Araputanga, Porto Esperidião, Figueirópolis D´Oeste, Lambari D´Oeste, Curvelândia, Rio Branco, Salto do Céu, Indiavaí, Jauru, Salto do Céu, Reserva do Cabaçal, Vale de São Domingos, Cáceres, Pontes e Lacerda, Vila Bela da Santíssima Trindade, Conquista D’Oeste, Nova Lacerda, Comodoro e Campos de Júlio.

Rotina de prevenção:

·Lavar as mãos frequentemente (com água e sabão);

·Fazer isolamento social, especialmente grupo de risco (idosos, hipertensos, etc);

·O mais indicado por enquanto é ficar em casa, mas se não for possível, voltar para casa após atividades essenciais;

·Ao sair, usar máscara (que passará a ser obrigatória a partir do dia 13 de abril). Pode ser caseira de pano, para quem não é da área da saúde;

·Evite aglomerações, mas se for necessário ir ao banco, supermercado, trabalhar, mantenha distância de segurança (2 metros);

·Chegou em casa da rua? Tire suas roupas imediatamente, tome banho, higienize tudo! Proteja sua família;

·Se não tiver álcool em gel, use água e sabão!

·Não se automedique, se houver sintomas mais severos de gripe com falta de ar, busque ajuda médica;

·Não divulgue ou encaminhe “fake news”.

Cenário estadual e nacional - Nesta segunda-feira (6), o governo federal confirmou 12.506 casos do novo coronavírus no Brasil, com 553 mortes. Em Mato Grosso, já são 70 casos confirmados da covid-19: Cuiabá (43), Rondonópolis (6), Várzea Grande (5); Tangará da Serra (4); Sinop (4); São José dos Quatro Marcos (2); Cáceres (2); União do Sul (1); Nova Mutum (1); Nova Monte Verde (1); Lucas do Rio Verde (1); Canarana (1); Campo Novo do Parecis (1); Aripuanã (1); e Alta Floresta (1). Ainda não existe vacina para prevenir a infecção à doença.

Outras informações: a população pode ligar na Central da Saúde do Estado 0800-647-1223, das 7h às 19h (segunda a domingo).





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/435023/visualizar/