Aglomerados e sem máscaras
Sem conseguir saque, cuiabanos lotam agências da Caixa por auxílio emergencial Aplicativo Caixa Tem apresenta oscilação por conta do alto número de acessos simultâneos
Cuiabanos se aglomeraram em frente a agências da Caixa Econômica Federal da capital na manhã desta segunda-feira (27), para realizar o saque e buscar informações do auxílio emergencial. O benefício de R$ 600 vai ser pago a trabalhadores de baixa renda afetados pela pandemia do novo coronavírus.
Os recursos creditados na poupança digital já podiam ser utilizados por meio do aplicativo Caixa Tem para pagamentos e transferências, entre outros serviços. Contudo, na manhã de hoje muitas pessoas foram vistas formando enormes filas nas agências bancárias. Algumas pessoas ainda foram flagradas sem máscara, despeitando o decreto estabelecido pelo Estado.
O tumulto é gerado principalmente pelo fato de alguns trabalhadores não estarem conseguindo a liberação do saque pelo aplicativo, que apresenta falhas e congestionamento. “O aplicativo não funciona, ai eu vim fazer o saque, mas já tem 4 horas que eu já estou aqui na fila e quando eu finalmente consegui entrar na fila, gerei um código, cheguei lá dentro e me falaram que o código já tinha expirado”, relatou uma jovem que aguardava na fila da Caixa da avenida Barão de Melgaço, no Centro de Cuiabá.
Para evitar a situação, a Caixa estabeleceu o seguinte calendário para os trabalhadores sacarem, em espécie, o auxílio direto da poupança digital (veja abaixo.)
Essa medida só é válida para as duas primeiras parcelas do Auxílio Emergencial creditadas da poupança digital. A Caixa ainda vai divulgar um novo calendário para a retirada da terceira e última parcela do benefício.
Os trabalhadores também poderão sacar o auxílio nos caixas eletrônicos e casas lotéricas de todo o país, sem a necessidade de usar um cartão. Porém, será preciso solicitar a retirada por meio do aplicativo Caixa TEM. Até o momento, não foi informada nenhuma outra forma de solicitar o saque.
CALENDÁRIO DE SAQUE
27 de abril – para os nascidos em janeiro e fevereiro
28 de abril – para os nascidos em março e abril
29 de abril – para os nascidos em maio e junho
30 de abril – para os nascidos julho e agosto
4 de maio – para os nascidos em setembro e outubro
5 de maio – para os nascidos em novembro e dezembro
Comentários