Clientes aglomerados
Feirantes descumprem medidas e Mercado do Porto é interditado
Após várias denúncias de aglomeração, fiscais da Prefeitura de Cuiabá fecharam o Mercado do Porto nesta terça-feira (28). O local fica interditado na quarta-feira (29) e reabre no dia seguinte (30). Alguns permissionários da área da praça de alimentação serviram refeições em mesas no local, o que é proibido. A orientação é para que os estabelecimentos atendam apenas por delivery.
O presidente da associação de permissionários, José Ismar, contou que nesta terça já foi realizada reunião entre a prefeitura e os comerciantes para decidir as medidas a serem tomadas após a interdição.
“Já debatemos isso e o que vamos fazer. Teremos fazer algumas adequações de reforço no que já estamos fazendo”, explicou. Além de exigir máscaras de servidores, o monitoramento de acesso será enrijecido, assim como as medidas de higiene.
De acordo com a secretária de Agricultura do município, Debora Villar, o Mercado do Porto é responsável pelo abastecimento de alimentos e se enquadra no ramo de supermercados, por isso o funcionamento é permitido. No entanto, os restaurantes não correspondem a mesma categoria e deveriam apenas fazer entregas.
João Vieira
“Recebemos denúncias de estabelecimentos que colocaram mesas e pessoas que se aglomeraram no local. Por isso, a interdição para que essa situação seja regularizada. Nos reunimos com os permissionários para debater a situação dessas pessoas que agiram com má-fé”, pontua.
O fechamento parcial do local é uma das medidas para combater a disseminação da covid-19, que já matou 11 pessoas em Mato Grosso.
Segundo José Ismar, a estimativa é de que as vendas no local tenham caído cerca de 60% desde o dia 23 de março, quando foi decretado o fechamento do comércio.
Além das medidas de prevenção já citadas, o horário de atendimento no local também foi restrito. Segunda-feira é fechado. Nos dias de semana abre das 5h às 16h. No sábado, o Mercado funciona das 5h até as 14h e no domingo até o meio dia.
Comentários